Estado deplorável, abandono e despejo: O fim decadente de 3 shoppings populares de SP após anos

Nos últimos anos, três shoppings populares lidaram com o seu fim
Nesta terça-feira, 07, iremos recordar o fim de três shoppings populares de São Paulo, que ocorreram nos últimos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os três empreendimentos tornaram-se queridos entre os brasileiros, que passavam horas realizando compras e passando o tempo.
Estamos falando do Shopping Capital, Mart Center e Center Matarazzo, todos em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, iremos recordar sobre a história do Center Matarazzo, que foi inaugurado em outubro de 1975.
O Shopping Center Matarazzo foi um pequeno centro comercial localizado no bairro da Pompéia, zona oeste de São Paulo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O lugar não deve ser estranho para inúmeros brasileiros, uma vez que o empreendimento ficava no mesmo local do Bourbon Shopping São Paulo.
Na época da inauguração, o local contava com um supermercado e lojas em anexo. O McDonald’s continua presente no espaço até hoje.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ano de 1991, o empreendimento passou por reformulações devido a inauguração do Shopping West Plaza na mesma região.
Porém, com o passar do tempo, o shopping perdeu força e foi para leilão em 1997 devido ás dívidas e problemas administrativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O grupo Zaffari comprou o local por R$ 18,5 milhões, que manteve o empreendimento funcionando até 2002.
Na época, o Sonda brigava na justiça devido a uma ordem de despejo expedida pelos novos donos, exigindo que a loja do supermercado que ficava no local fosse fechada.
Pouco tempo depois, o local foi demolido e deu inicio as obras do Bourbon, que inaugurou em 2008.

Mart Center
No ano de 1988, o São Paulo Mart Center inaugurou como centro comercial de moda na zona norte da cidade de São Paulo.
Em pouco tempo, o local tornou-se um dos queridinhos entre os amantes de moda, que possuíam seis pavilhões para se aventurar nas vestimentas e acessórios.
O local possuía cerca de trezentas lojas e um estacionamento para 4 mil veículos. No ano de 1990, o local passou a ter eventos e feiras, que atraiu ainda mais clientes.
Na mesma época, s proprietários do empreendimento iniciaram as obras de um prédio em um terreno ao lado que sediaria o Hotel Mart Center, com bandeira Blue Tree Plaza.
Porém, os planos nunca saíram do papel e seguem abandonados até hoje. Já no ano 2000, o local perdeu força, até que em 2011 todas as lojas fecharam.
Por fim, em 2014, a Associação Amigos do Parque do Trote promoveu um abaixo-assinado para impedir que a área do Mart Center fosse utilizada para a construção de um novo shopping center ou de um complexo de condomínios. Atualmente, o local é um estacionamento.

Capital
O Shopping Capital foi um centro comercial localizado na avenida Paes de Barros, em São Paulo, inaugurado em maio de 2006.
Devido ao fato de sua construção ter passado dos limites permitidos pela legislação municipal, o centro comercial já pagou multas de mais de 39 mil reais, além de já ter sido fechado três vezes.
De acordo com informações do portal Extra, em junho de 2008, a subprefeitura da Mooca fechou pela terceira vez o empreendimento.
Para voltar a funcionar, o empreendimento devia passar por reformas, o que nunca aconteceu. O prédio já havia sido lacrado em dezembro de 2007 e em março deste ano, mas continuava funcionando por meio de liminar judicial.

QUAL É O MAIOR SHOPPING DE SÃO PAULO?
O estado de São Paulo é o que tem maior quantidade de shopping centers do país, de acordo com a Abrasce,
No total são 190 unidades e com mais seis inaugurações previstas para até o final de 2023.
Mas, afinal, qual é o maior de São Paulo? Segundo informações do Trip Advisor, o maior empreedimento é em Aricanduva.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.
