Adeus: Fim de rede de supermercados nº1 de MG encerra atividades em BH e deixa mineiros aos prantos

Supermercados anunciou o encerramento de unidades populares
De fato, Minas Gerais possui diversas redes de supermercados que oferecem preços acessíveis e serviços de qualidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, apesar da popularidade, algumas dessas empresas não conseguem se manter no mercado.
Nesta quarta-feira, dia 26, iremos relembrar o encerramento das atividades de uma das redes de supermercados mais conhecidas de Minas Gerais, que entristeceu os mineiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, afinal, qual é a rede?
Trata-se do grupo espanhol de supermercados Dia. A rede chegou ao Brasil em 2001 e chegou a operar quase 600 lojas no país.
Em 14 de março de 2024, o grupo anunciou o fechamento da maior parte de suas unidades no Brasil, concentrando suas operações apenas em São Paulo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Em Belo Horizonte, 41 lojas da rede encerraram suas atividades no ano passado, de acordo com informações do portal O Tempo.
Novo grupo
Entretanto, o grupo belo-horizontino Meu Prata pode assumir parte dessas unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O grupo Meu Prata demonstrou interesse em operar algumas das lojas do Dia na capital mineira e na região metropolitana.
Até o ano passado, a empresa era franqueada do Dia e administrava sete unidades da rede.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, com o encerramento das operações da marca espanhola, a intenção do grupo é manter esses supermercados, agora com sua própria identidade.
Fechamento das unidades do Dia
Em março de 2024, como parte de sua reestruturação, o Grupo Dia decidiu encerrar diversas operações no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Das 587 lojas que estavam em funcionamento, 343 unidades e três centros de distribuição foram fechados.
Com isso, apenas 244 lojas permaneceram operando em São Paulo.

Nota do mercado
Na época, o Grupo Dia no Brasil justificou a decisão como uma medida necessária para estabilizar sua estrutura financeira após seguidos prejuízos.
“Essas medidas possibilitarão destinar os recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o grupo na Espanha e na Argentina, onde atualmente a companhia conseguiu uma posição relevante com uma estratégia focada na distribuição alimentar de proximidade”, diz o Dia, em nota.
Venda do Dia Brasil
No dia 31 de maio, o Grupo Dia firmou um acordo para vender 100% de sua operação no Brasil.
A venda da operação da rede no Brasil aconteceu dois meses depois do grupo iniciar um processo de recuperação judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo com dívidas estimadas de R$ 1 bilhão.
Vale ressaltar que esse processo não afeta as operações internacionais do grupo.
De acordo com informações do G1, a venda foi feita para um cliente da gestora MAM Asset Management, do Banco Master, por meio da criação de um fundo exclusivo.
“O Grupo Dia se compromete perante a MAM Asset Management a realizar um aporte em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros (mais de R$ 220 milhões)”, disse a companhia, em nota.

Cade aprovou venda do Dia?
Além disso, em dezembro de 2024, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou que o fundo de investimentos Arila, ligado ao investidor Nelson Tanure, assumisse o controle do Dia Brasil, que antes pertencia ao fundo Lyra.
De acordo com o jornal Valor Econômico, Tanure pretende transformar o Dia em uma grande corporation do setor varejista. O objetivo seria integrar a operação ao GPA, dono das marcas Pão de Açúcar.
No entanto, segundo a mesma fonte, não há, até o momento, negociações concretas entre o GPA e Nelson Tanure para essa fusão.
Considerações finais
Em suma, em março de 2024, o supermercados Dia anunciou o fechamento de suas 41 unidades em Belo Horizonte.
Veja mais informações sobre varejistas clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.