Fim de uma era na CNH: Nova lei de trânsito está em vigor em 2024 e atinge em cheio quem tem 50, 60 anos ou mais

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

CNH / Idosos - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre a nova lei de trânsito atingindo a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, principalmente a quem tem 50 anos ou mais, com fim de uma era

A entrada em vigor da nova lei de trânsito em 2024 acabou marcando o fim de uma era para muitos condutores brasileiros envolvendo a CNH, especialmente os idosos com 50, 60 e 70 anos. Essa legislação representa uma mudança significativa no cenário das carteiras de habilitação, trazendo consigo uma série de requisitos e exigências que impactam diretamente essa faixa etária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a implementação das alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que já estão em vigor em todo o território nacional, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) destaca as principais inovações relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ao processo de obtenção da mesma, incluindo prazos e procedimentos.

De acordo com o Detran São Paulo, uma das modificações significativas diz respeito à validade do exame de aptidão física e mental para a renovação da CNH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, os prazos foram estendidos: 10 anos para condutores com menos de 50 anos, cinco anos para aqueles entre 50 e 69 anos, e três anos para indivíduos com 70 anos ou mais.

No entanto, é importante ressaltar que esses prazos podem ser ajustados conforme a avaliação do médico examinador, como anteriormente.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Portal Justo, a partir dessa mudança, os motoristas com idade entre 50 e 69 anos precisam renovar a CNH a cada 5 anos. Já aqueles com 70 anos ou mais devem renovar a cada 3 anos.

Idosos tem CNH de graça?

Sim, em algumas cidades com até 50 mil habitantes, idosos com 65 anos ou mais e renda familiar per capita de até 1 salário mínimo podem ter a CNH gratuita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para solicitar, procure o Detran do seu município e verifique os documentos necessários. A gratuidade se aplica apenas à taxa de exame de aptidão física e mental, e os idosos ainda precisam pagar outras taxas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile