Canetada de Tarcísio sobre FIM de uma era nas linhas 2 e 3 em metrô de SP atinge milhares de paulistas

O metrô é um dos principais meios de transportes, principalmente em São Paulo, onde conta com o maior número de linhas, sendo o sistema mais extenso do país
Canetada do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas crava sobre o fim de uma era nas linhas 2 e 3 em metrô da capital paulista, onde atinge milhares de passageiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O metrô de São Paulo tem seis linhas e 91 estações, cobrindo mais de 100 km de trilhos. Para quem não sabe, ele é o mais antigo do Brasil, com início de operação em 1974.
De acordo com informações da Rádio Tupi, o metrô de São Paulo é o mais utilizado, com mais de 5 milhões de passageiros diariamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, milhares de passageiros buscam esse meio de transporte pela praticidade e agilidade. Afinal, através do metrô não é preciso se preocupar com o trânsito.
Ocorre que o Governo de São Paulo deu sinais de que não compartilha do otimismo inicial de quando Tarcísio de Freitas assumiu suas funções.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Isso porque ele havia prometido conceder toda a malha ferroviária de São Paulo nos próximos anos.
A partir de informações da Revista Veja e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em transportes públicos, detalha agora as novidades do metrô de SP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FIM DE UMA ERA NO METRÔ?
De acordo com a fonte, as concessões das linhas 2-Verde e 3-Vermelha do metrô deverão ficar para o próximo mandato, a partir de 2027.
A explicação de Tarcísio é sensata: falta tempo para finalizar o processo em cerca de dois anos antes de colocá-las em leilão neste mandato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo será oferecer ao mercado as linhas 1-Azul e 20-Rosa em um combo, como já tinha sido revelado anteriormente.
Nesse modelo, que está sendo analisado, o ramal mais antigo do metrô servirá como “chamariz” para as empresas privadas já que significa na prática conseguir receita com a operação imediata.
Em paralelo, a empresa ganhadora tocará os projetos e estudos para tirar do papel a Linha 20, que ligará Santa Marina à Santo André.

‘MENINA DOS OLHOS’ DE TARCÍSIO DE FEITAS?
Oficialmente, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) determina que o leilão não apenas da Linha 20 mas também da Linha 19-Celeste (Guarulhos-centro de SP) acontecerá no final desse ano.
Portanto, com assinatura de contratos no 2º trimestre de 2026. O intuito é que os dois ramais já estão finalizados, para consequentemente ocorrer audiências públicas e publicação do edital.
Apesar de adiantada, a Linha 19 pode ser superada pela Linha 20 nas prioridades da gestão de Tarcísio.
Afinal, o governador considera o ramal Rosa como uma questão de honra, principalmente no trecho que atenderá o ABC Paulista.
Trata-se de uma região que ainda não possui grandes avanços de mobilidade urbana, visto que seus munícipios dependem apenas da Linha 10-Turquesa, da CPTM.
São Bernardo do Campo, por exemplo, que é o mais populoso deles, não tem nem essa proeza.
Sendo assim, o município depende apenas de ônibus submetidos por um grupo privado da redondeza.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, as concessões das linhas 2-Verde e 3-Vermelha para a iniciativa privada devem ficar para a próxima gestão.
- Afinal, fontes do Governo Tarcísio de Freitas afirmaram que complexidade dos projetos torna leilões difíceis de serem realizados até 2026.

AFINAL, QUAL O PREÇO DA PASSAGEM DE METRÔ EM SP?
De acordo com informações do G1, desde o dia 06 de janeiro deste ano, a tarifa do metrô em São Paulo é R$ 5,20. Se aplicando também as concessões privadas.
Porém, quem tiver carregado o Bilhete Único até o domingo (5/01) seguira pagando o valor antigo das tarifas por até 180 dias.
“Desse modo, veja matéria completa sobre nova linha de metrô anunciada em 2025 para salvar milhões de trabalhadores em SP”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br