“Fechou as portas”: Fim de unidade nº1 da Magazine Luiza deixa consumidores sem chão

A Magazine Luiza encerra as atividades de unidade n°1. Fechamento surpreende consumidores e marca o fim de uma era para a varejista
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Unidade da Magazine Luiza ilustrativa e logo de fechamento (Reprodução/Montagem/Canva)

A Magazine Luiza encerra as atividades de unidade n°1. Fechamento surpreende consumidores e marca o fim de uma era para a varejista

O encerramento das atividades da unidade nº1 da Magazine Luiza, confirmado em janeiro de 2024, foi mais um golpe sentido por consumidores e comerciantes em Natal, no Rio Grande do Norte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerada uma das lojas âncora do bairro Cidade Alta, a sua saída representa mais que o fechamento de uma loja: simboliza a fragilidade de um centro que já foi vibrante e referência no comércio da cidade.

Conforme apurado pelo TV FOCO, de acordo com o portal ‘Tribuna do Norte’, a decisão, segundo a empresa, faz parte de um movimento de reestruturação para aumentar a eficiência operacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proximidade com outras unidades, como a localizada na avenida Prudente de Morais, além do novo comportamento dos consumidores e as mudanças na dinâmica urbana, foram pontos analisados.

A empresa também garantiu, à época, que estaria atuando para remanejar o máximo de colaboradores para outras unidades, minimizando os impactos do fechamento.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banner posicionado na frete da loja direciona os clientes para a unidade localizada na avenida Prudente de Morais (Foto: Magnus Nascimento)

Mas a saída da Magazine Luiza acendeu um alerta mais amplo. Para Rodrigo Vasconcelos, presidente da associação Viva O Centro, esse episódio foi mais um reflexo do abandono do bairro Cidade Alta.

“Se nenhuma atitude for tomada, teremos um fechamento em massa neste ano”, afirmou na época. Ele destacou que fatores como altos impostos, insegurança e falta de mobilidade urbana têm acelerado esse processo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É mais fácil investir nos cartões postais que atraem turistas, mas esquecem que é aqui que a população de Natal vive e consome”, completou.

Magazine Luiza

Fundada em 1957, na cidade de Franca, interior de São Paulo, a Magazine Luiza começou como uma pequena loja de presentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O nome veio de uma promoção feita na rádio local, e o sucesso foi tão grande que a marca se consolidou rapidamente.

Magalu é uma das maiores varejistas do Brasil (Reprodução: Magalu)

Desde então, a Magalu se transformou em uma das maiores varejistas do Brasil, sendo reconhecida tanto pela sua presença física em lojas de rua e shoppings quanto pela sua força digital.

Com uma trajetória marcada por inovação, a empresa foi pioneira em integrar o varejo físico ao digital, apostando cedo no e-commerce e na tecnologia como aliadas.

Essa visão a posicionou como uma referência no setor, principalmente durante os períodos de transformação do consumo, como na pandemia.

Considerações finais

Afinal, qual a maior varejista do Brasil?

O Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Cielo, trouxe uma lista com as 10 gigantes do setor:

Por fim, confira mais notícias sobre atualidades clicando aqui.

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile