Uma popular loja de roupas, que faz sucesso em outros países, fechou suas portas no Brasil, sem conseguir se estabelecer no mercado nacional
Depois de chegar com grandes expectativas, uma conhecida varejista encerrou suas operações diante de uma forte crise. Em seu auge, a marca chegou a competir com a Riachuelo, em Recife e outras cidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Forever 21 ficou conhecida mundialmente por sua proposta jovem, moderna e acessível, especialmente nos Estados Unidos. No entanto, no Brasil, os negócios não emplacaram como a administradora norte-americana esperava.
De acordo com o Mercado & Consumo, as lojas não conseguiram alcançar o mesmo nível de sucesso, possivelmente pelos preços das peças, que pareciam mais altos em comparação com outros concorrentes, como a Riachuelo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na pandemia, em 2020, as vendas da Forever 21 caíram drasticamente em todo o mundo. Por aqui, a situação não foi diferente, fazendo a marca enfrentar dificuldades para se manter, inclusive sobre os valores dos aluguéis dos imóveis nas cidades.
Antes de encerrar definitivamente as atividades, a varejista promoveu uma grande queima de estoque em suas lojas, incluindo a unidade de Recife, em Pernambuco, assim como em São Paulo e outras localidades, onde havia maior demanda.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● R$4 milhões em dívidas: Qual é a fábrica de sapatos declarou falência após se afogar em crise em país?
● Falência, despejo e adeus: 3 emissoras de TV, tão grandes quanto à Globo arrastadas para o buraco
Afinal, o que aconteceu?
Em 2022, a Forever 21 encerrou definitivamente suas operações no Brasil devido à crise, que trouxe desafios significativos, como impostos elevados, custos de importação e limitações de infraestrutura.
Além disso, a concorrência crescente de rivais digitais, como a Shein, contribuiu para a decisão. Embora a marca continue ativa nos Estados Unidos, onde foi fundada nos anos 80, ela também fechou várias unidades e ainda enfrenta dificuldades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o jornal O Globo, a Forever 21 está em processo de recuperação judicial e planeja solicitar falência, além de anunciar o fechamento de mais lojas em breve. Das aproximadamente 500 lojas que possuía, restam cerca de 300.
Ao que parece, o objetivo da ação é preservar a marca. Essa, porém, não é a primeira vez que a empresa enfrenta problemas. Em 2019, a empresa entrou com um pedido de proteção às contas, após mudanças nos hábitos de consumo e questões internas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusão
- Em resumo, a Forever 21 encerrou suas operações no Brasil, após 8 anos;
- Os motivos seriam os impostos altos, custos de importação e concorrência digital;
- A marca continua nos EUA, mas enfrenta dificuldades e planeja solicitar falência.
+ Contudo, veja ainda outras empresas que também fecharam no Brasil!