Fim definitivo: O adeus de rede nº1 dos eletrodomésticos no RJ e donas de casa sem chão

Para a surpresa de inúmeros clientes, rede aclamada de eletrodomésticos no Rio de Janeiro, disse adeus em definitivo após anos

18/05/2025 18h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Gigante loja de eletrodomésticos no Rio de Janeiro fechou as portas (Foto: Divulgação)

Grande rede de eletrodomésticos com operação no Rio de Janeiro, chegou ao fim de forma inesperada após acumular milhares de clientes e hoje é apenas uma saudade

A gigante dos eletrodomésticos Sears era queridinha no Brasil e tinha lojas nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, saíram de cena de forma inesperada e ninguém esperava.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eles atuavam com roupas, móveis, eletrodomésticos e até brinquedos. Para se ter noção da sua força, eles batiam de frente com Mappin e Masbla.

Além disso, tinham o slogan “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”. Dessa maneira, quando saiu de cena, milhares de clientes ficaram atônicos, afinal, não esperavam essa decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E para contar essa história, o time de especialistas em empreendimentos do TV Foco, a partir de informações coletadas do site Exame, expõe os detalhes do seu sucesso e queda.

ERA A NÚMERO 1

  • Por conta dos seus serviços, tinham muitos clientes;
  • Em algumas cidades, eram a número 1;
  • Fizeram história no país;
  • Ficaram por décadas.

A HISTÓRIA DA SEARS

Fundada no final do século 19, ela chegou por aqui no ano de 1949. Logo se fixou nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Já naquela época, eram as regiões com maior fluxo de população.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Além disso, é importante destacar que a primeira loja Sears no Brasil foi inaugurada na Praça Oswaldo Cruz, no bairro Paraíso, em São Paulo. É onde hoje fica o Shopping Paulista.

Então, após essa, a gigante foi caindo no gosto do público e se consolidando no cenário nacional. Até que foi para o Rio de Janeiro e por lá, se tornou uma das principais redes do Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CRISE E QUEDA

Os bons anos se foram e em 1980, a Sears estava enfrentando dificuldades nos Estados Unidos. A situação piorou e afetou as operações internacionais.

Dessa maneira, em 1983, o grupo americano decidiu vender as 11 lojas no Brasil para uma joint venture formada pelos grupos Malzoni e Vendex.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, seu fim foi em 1990, quando o grupo holandês Vendex, controlador da rede na época, vendeu as lojas brasileiras para o Mappin. Essa transação marcou o fim da rede no Brasil.

CONCLUSÕES FINAIS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sears, gigante rede de eletrodomésticos no Brasil, saiu de cena com venda para a Mappin e apesar de todo o seu sucesso no Rio de Janeiro, saiu de cena após alguns anos.

QUAL A MAIOR REDE DE ELETRODOMÉSTICOS DO BRASIL?

Atualmente, a maior rede de eletrodomésticos do Brasil é a Via Varejo, que inclui as marcas Casas Bahia, Lojas Americanas e Pontofrio.

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA QUENTINHA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.