FIM do almoço de 1h e nada de 8h de trabalho: Lei trabalhista em vigor confirma 2 sentenças a CLTs em 2026
Lei trabalhista comunica viradas aos CLTs e traz fim do almoço de 1 hora e nada de 8 horas de trabalho
Os trabalhadores brasileiros de carteira assinada (CLTs) possuem vários direitos garantidos pelas leis trabalhistas. Elas são essenciais para manter a ordem e harmonia no ambiente de trabalho tanto para o empregado como para o empregador.
E falando em lei trabalhista, dessa vez iremos tratar de 2 sentenças que chegam aos trabalhadores formais, sendo as mesmas o fim do almoço de 1 hora e adeus 8 horas de trabalho por dia, segundo o portal PONTOTEL.
1 - Adeus almoço de 1 hora
Em suma, conforme o artigo 71 da CLT, possuir um horário para o almoço se trata de um direito de todos os profissionais com jornada acima de 4 horas diárias. O tamanho do intervalo acaba sendo distinto a depender da quantidade de horas trabalhadas.
Assim, aos CLTs com jornadas maiores que 6 horas diárias, a lei determina que o intervalo de almoço deve ser no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas. Dessa forma, empresas com funcionários que trabalham 8 horas precisam decidir com o sindicato o tempo de almoço.
Por sua vez, aqueles CLTS que exercem sua atividade entre 4 e 6 horas diárias, a lei trabalhista determina uma pausa de refeição de 15 minutos, ou seja, nada de 1 hora.
Redução no horário
Leia também
A nova regra, cravada pela Lei Federal 13.467/17, impõe que o funcionário pode diminuir o horário de almoço do trabalhador para 30 minutos, no mínimo. Todavia, isso precisa ser negociado entre o colaborador e a empresa.
Mas, é importante que a redução da pausa de refeição só aconteça por 1 atitude, sendo ela a autorização por um acordo ou convenção coletiva.
2 - Adeus 8h de trabalho
Ademais, referente a redução na carga horária do trabalhador, isso acontece pela atividade desempenhada pelo empregado, como noturna, por exemplo! Detalhadamente, esse é o adicional noturno, benefício previsto na constituição aos que trabalham nessa jornada.
Na folha de pagamento, os CLTs que cumprem a carga horária, recebem o mesmo salário da jornada de trabalho diurna, além do acréscimo de adicional noturno. E para completar, o início da contagem do benefício varia segundo a categoria de trabalho.
- Atividades Urbanas: das 22h de um dia às 5h do dia seguinte (7 horas);
- Atividades Rurais – Lavoura: das 21h de um dia às 5h do dia seguinte (8 horas);
- Atividades Rurais – Pecuária: das 20h de um dia às 4h do dia seguinte (8 horas).
Assim, nota-se que algumas profissões comuns, como porteiros, vigilantes, médicos, policiais, bombeiros e outras, proporcionam o adicional noturno, caso cumpram a jornada entre 22h e 5h do dia seguinte.
Que tipo de trabalhador tem direito a férias?
Em suma, todo empregado com carteira assinada (CLT) tem direito a férias remuneradas (30 dias) após 12 meses de trabalho (período aquisitivo), com acréscimo de 1/3 do salário, sendo que o empregador tem 12 meses seguintes (período concessivo) para conceder o descanso; quem sai antes de 12 meses tem direito a férias proporcionais, e o não cumprimento do período concessivo implica pagamento em dobro.
Por fim, veja mais notícias sobre CLTs clicando aqui.
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br