Fim do cartão de débito: Comunicado do Banco Central confirma substituto de pagamento nº1 dos brasileiros

Banco Central confirma popularidade de modalidade de pagamento
Nos últimos anos, o cartão de débito se firmou como um dos principais meios de pagamento no Brasil, proporcionando aos consumidores a conveniência de realizar compras sem precisar do dinheiro físico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por muito tempo, foi considerado a alternativa mais segura e eficiente ao dinheiro vivo, reduzindo riscos como furtos e extravios.
No entanto, em 2025, surge um forte substituto para essa modalidade de pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta terça-feira, 04, apresentaremos todos os detalhes sobre um comunicado oficial do Banco Central, que revela qual é essa nova alternativa que está superando o cartão de débito.
Mas, afinal, qual é o substituto?
Estamos falando do Pix, o sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil e lançado em novembro de 2020.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Primeiramente, o Pix permite que usuários realizem transferências e pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Além de ser rápido e eficiente, a modalidade é gratuita para pessoas físicas, tornando-se uma opção cada vez mais popular entre os brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado do Banco Central
Por meio de seu site oficial, o Banco Central divulgou um comunicado reforçando o crescimento expressivo do Pix e sua consolidação como o principal meio de pagamento no Brasil.
Apenas quatro anos após seu lançamento, 76,4% da população brasileira já utiliza o Pix, que ultrapassou o cartão de débito, adotado por 69,1% das pessoas, e até mesmo o dinheiro em espécie, usado por 68,9%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, desde 2020, os brasileiros passaram a abandonar o. uso do cartão de débito para utilizar o PIX.
O próprio Banco Central conduziu a pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, que avaliou a evolução dos hábitos financeiros da população e extraiu esses dados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O trabalho é uma importante fonte de informações para o aprimoramento contínuo da gestão do meio circulante brasileiro e das ações de divulgação sobre características das cédulas e moedas do real“, disse Rodrigo Teixeira, Diretor de Administração do BC.

Grande aceitação
De acordo com a pesquisa, o Pix é amplamente utilizado por brasileiros de diferentes faixas etárias, classes sociais e gêneros.
Além disso, o levantamento analisou diversos critérios relacionados aos meios de pagamento e apontou o Pix como a opção mais lembrada quando o assunto é:
- Segurança;
- Possibilidade de descontos;
- Facilidade de uso, custo-benefício;
- Controle de gastos;
- Ampla aceitação nos estabelecimentos;
- Praticidade e eficiência para situações emergenciais.

Considerações finais
Em suma, nos últimos anos, brasileiros passaram a adotar o PIX como a principal modalidade de pagamento.
Veja mais notícias envolvendo o Banco Central clicando aqui.
Como tirar dúvidas no Banco Central?
Por fim, é comum que alguns correntistas tenham dúvidas de como entrar em contato com o Banco Central.
De acordo com informações do portal oficial, o cidadão pode falar com a instituição através do “fale conosco”, pela internet, ou pelo número 145 das 8h às 20h para tirar suas dúvidas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.