Se surpreenda ao saber do FIM do IPTU, com Lei em VIGOR que cai como presente para milhões de pessoas e traz alívio imediato para o bolso
E o Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, conhecido por todos os brasileiros que lutam para manter as contas em dias, tem FIM com Lei em VIGOR que cai como presente para milhões de pessoas e traz alívio imediato para o bolso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, é um tributo municipal cobrado anualmente dos proprietários de imóveis residenciais e comerciais localizados nas zonas urbanas das cidades brasileiras.
Sabendo disso, o portal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, o “tjdft”, informou que as pessoas com 60 anos de idade ou mais podem ter isenção do imposto de IPTU, pois o direito é garantido pela Lei Distrital 5638/2016, que modificou o inciso VII do artigo 5º da Lei Distrital 4727/2011, isentando do IPTU, até 31 de dezembro de 2019, que diz:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O imóvel com até 120 metros quadrados de área construída cujo titular, maior de 60 anos, seja aposentado ou pensionista, receba até 2 salários mínimos mensais, utilize o imóvel como sua residência e de sua família e não seja possuidor de outro imóvel”, diz o treco da Lei em vigor.
Contudo, conforme consta no trecho da lei em vigor, para conquistar a isenção do imposto do IPTU como idoso, é preciso atender aos parâmetros definidos pelo Governo Federal, o uso residencial, onde o imóvel deve ser utilizado como residência do idoso para ser elegível à isenção do IPTU.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nubank revela como aposentados do INSS podem desbloquear recurso e conseguir saque de mais de R$5 mil
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● Informe do INSS chega hoje (02/09) com recurso que antecipa a liberação de benefícios à lista de CPFs
Ainda é importante que o idoso não seja proprietário de outro imóvel em todo o país e o imóvel para o qual se solicita a isenção deve ser o único patrimônio em seu nome.
O valor venal do imóvel também não deve ultrapassar R$1.594.906,00 e é atualizado de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no exercício anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por último, a renda mensal máxima permitida no ano da solicitação para obter isenção total do IPTU, é de três salários mínimos, podendo ser uma isenção parcial, onde a renda mensal máxima deve estar entre três e cinco salários mínimos no ano do pedido.
É importante destacar que por se tratar de um imposto municipal, como já descrito antes, os municípios podem estabelecer regras municipais adicionais específicas para conceder essa isenção as pessoas idosos, e por isso, é fundamental buscar mais detalhes na prefeitura de sua cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantos idosos existem no Brasil?
Segundo dados do IBGE, existem mais de 33 milhões de pessoas idosas no Brasil.