Fim do IPVA: 2 leis em vigor garantem isenção de imposto mais temido aos idosos 60+ em São Paulo

Todas as pessoas, principalmente os idosos 60+ precisam ficar atentos em quais condições garantem a isenção do IPVA
O IPVA já está em seu período de pagamento, mas todos precisam ficar atentos nos requisitos que levam a isenção do imposto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso vale principalmente para os idosos 60+, que geralmente são os que contam com uma condição financeira mais deficitária.
O Time do TV Foco especializado em Economia, a partir de informações do ‘Portal da Fazenda’, traz à tona duas condições que garantem a isenção do IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante ressaltar que a idade geralmente não é um requisito obrigatório para a isenção, mas geralmente os idosos 60+ são os que mais se adequam nos requisitos.
Pagamento do IPVA está em vigor
- O IPVA chega para quase todos os motoristas no início do ano, e pesa bastante no bolso, dependendo do carro que a pessoa tem;
- Ele pode ser à vista, onde há um desconto no valor total, mas para isso o indivíduo precisa ter todo o dinheiro disponível para o pagamento;
- Dá também para parcelar em até cinco vezes, porém, neste caso não há descontos, mas o valor diluído ao longo de cinco parcelas;
- A primeira parcela já foi em janeiro e agora as pessoas precisam se programar para a segunda parcela, em fevereiro.
Isenção do IPVA para lista de PCD
De acordo com o ‘Portal da Fazenda’, há algumas doenças, que levam as pessoas a serem consideradas PCD, que dão direito a isenção do IPVA.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Dentre elas estão a doença renal crônica, com necessidade de hemodiálise, Transtorno do Espectro Autista (TEA), câncer, dependendo da gravidade e HIV/AIDS em estágio avançado.
A maioria das doenças é mais comum em idosos 60+, mas todas as pessoas podem sofrer com elas e ter a isenção do imposto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste caso, precisa apresentar documentos e laudos médicos que comprovem o problema, para que tenha o desconto.
Carros com mais de 20 anos
Outra regra existente que garante a isenção do IPVA em São Paulo é a data de fabricação do carro, quando passa dos 20 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, neste ano de 2025, todos aqueles modelos que tiveram a sua fabricação no ano de 2005 ou anterior não precisam pagar o imposto.
Pessoas de mais idade costumam ter veículos mais antigos, sendo um outro requisito que não depende da idade, mas é mais comum ver em idosos 60+.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IPVA é um dos principais impostos do Brasil (Reprodução: Internet)

Carros com 20 ou mais anos de fabricação não pagam o imposto em SP (Reprodução: Internet)

PCD (Reprodução: Internet)
Conclusões finais
Todos os motoristas de São Paulo precisam se atentar com quais condições trazem a isenção do IPVA, principalmente aos idosos 60+.
Algumas doenças de pessoas PCD e a fabricação do veículo são as principais condições que levam a esse imposto isento.
Veja mais matérias sobre o IPVA
Qual o valor do IPVA em São Paulo?
O valor do IPVA, em São Paulo, não é fixo, isso porque varia de acordo com o preço do carro. Um veículo de passeio, o imposto é 4% do valor que o veículo está na Tabela FIPE.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato [email protected]