FIM do IPVA para sempre e até do rodízio em SP: Motoristas nem fazem ideia, mas podem conseguir benefício

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

IPVA começa a partir de janeiro (Foto: CONTRAN)

Isenção no valor do IPVA será aplicada a alguns motoristas; entenda!

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, pode ser uma verdadeira dor de cabeça aos motoristas. Os valores, é claro, variam para cada tipo de carro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Normalmente, a taxa é exigida nos primeiros meses do ano, mas, na cobrança de 2024, parte dos automóveis podem estar isentos. Para saber se está na lista, é preciso verificar a chamada da Secretaria da Fazenda.

Taxistas, moto-taxistas, empresas de ônibus, vans escolares e máquinas agrícolas estão incluídos. Além desse tipo de profissional, a isenção também é aplicada para PCDs e, em alguns casos, para condições médicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns motoristas estão livres do pagamento do IPVA e do rodízio de São Paulo (Foto: TV Foco)

No Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Sul e Paraná, veículos que são 100% elétricos conseguem se livrar do IPVA. Esse é um tipo de incentivo para a compra de carros com menor emissão de carbono.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em contrapartida, no Amapá e Roraima, modelos com mais de 10 anos de fabricação também estão livres do imposto. Já em São Paulo, onde há uma circulação ainda maior, o benefício é estendido aos veículos com mais de 20 anos.

Alguns estados também dão isenção do pagamento do IPVA para automóveis com mais de 10 anos de fabricação (Foto: TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais categorias estão livres do rodízio de carros em São Paulo?

A restrição na capital foi colocada em prática para reduzir o trânsito de segunda à sexta, no horário comercial. Quem infringir a regra, recebe multa de R$ 130, além de 4 pontos na CNH. No entanto, assim como o IPVA, existe uma lista de isenções. Veja!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile