Fim do RG e +5 documentos da sua bolsa e carteira: Nova lei de Lula exige emissão de substituto imediatamente

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

15/07/2024 12h41

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
RG, Lula e demais documentos (Foto: Reprodução / Gov / Canva / Montagem TV Foco)

Uma virada histórica foi decretada por Lula, com nova lei que exige a emissão de um novo documento de identificação civil

Um dos documentos mais populares, o RG vai aos poucos e despedindo para dar lugar a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Ainda há um prazo de validade para o Registro Geral e nem todos os estados brasileiros realizam a emissão no momento. Ocorre que essa nova lei de Lula chega como uma virada histórica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todo brasileiro tem direito a um documento para que ele exerça a sua cidadania. Logo na infância tiramos o RG (Registro Geral) e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Ocorre que na era digital, o Brasil dá um grande passo em direção à modernização com a implementação de um documento unificado que promete revolucionar a forma como os cidadãos acessam serviços e realizam transações cotidianas.

Esse novo modelo é capaz de tomar o lugar de até 5 documentos de uma vez. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) entrou em vigor com uma nova lei criada por Lula e está válida desde fevereiro, adotando o número do CPF como padrão de identificação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, o número do Registro Geral não será mais utilizado. No entanto, o novo documento não precisa ser feito imediatamente. O modelo antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032 de acordo com informações do portal Money Times.

Entretanto, o CPF passará a ser utilizado em praticamente todos os documentos, permitindo que, a partir de uma única combinação numérica, entidades governamentais consigam ter acesso à todas as informações de um cidadão, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Desse modo, Carteira de Identidade Nacional substituirá o RG, CNH, título de eleitor, carteira de trabalho e o próprio CPF na versão antiga, por exemplo. Além disso, o documento não irá contar com a designação de “sexo” ou diferenciação entre o “nome” e “nome social”.

A mudança visa tornar a carteira de identidade mais inclusiva para a comunidade LGBTQIA+. Essa transformação para o novo RG é mais do que uma mudança burocrática; mas sim um passo em direção a um Brasil mais integrado, seguro e eficiente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Modelo da nova Carteira de Identidade Nacional. Foto: Reprodução/Internet
Modelo da nova Carteira de Identidade Nacional (Foto: Reprodução / Gov)

QUAL É O OUTRO MOTIVO PARA ESSA NOVA LEI DE LULA?

Além disso, sem a identificação única, uma mesma pessoa pode ter um número de RG por Estado, além do CPF. Já com o novo documento, as pessoas passam a ter apenas um número de identificação, além da possibilidade de utilizar o formato digital, disponível no aplicativo GOV.BR.

“A carteira tem um QR Code que dará acesso às informações sobre cada pessoa e em breve vai integrar outros documentos, como carteira de motorista, cartão do SUS, CadÚnico, uma série de serviços estarão associados a essa carteira. Estamos trabalhando nesse processo de migração”, destaca a ministra da Gestão, Esther Dweck.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula sanciona Lei que traz novidades sobre a poupança e atinge a Caixa (Foto: Reprodução/ Internet)
O presidente Lula (Foto: Reprodução / Gov)

QUAIS SÃO OS 5 PASSOS PARA TIRAR O SUBSTITUTO DO RG?

Para tirar o novo RG em apenas 5 passos, 100% online e de graça basta localizar o portal responsável pela emissão em cada estado, juntar a documentação necessária, e enviar a solicitação online e agendar a retirada ou a entrega a domicílio.

Para tirar a primeira via da CIN, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento. Após emitida, o cidadão pode utilizá-la de maneira digital. Veja o passo a passo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Realizar download do aplicativo Gov.br;
  2. Logar na conta;
  3. Acessar “Carteira de documentos”;
  4. Clicar no botão “+”;
  5. Selecionar a “Carteira de Identidade” e clicar em “Adicionar documento”;

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.