Fim do RG e +5 documentos da sua bolsa e carteira: Nova lei de Lula exige emissão de substituto imediatamente

Uma virada histórica foi decretada por Lula, com nova lei que exige a emissão de um novo documento de identificação civil
Um dos documentos mais populares, o RG vai aos poucos e despedindo para dar lugar a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Ainda há um prazo de validade para o Registro Geral e nem todos os estados brasileiros realizam a emissão no momento. Ocorre que essa nova lei de Lula chega como uma virada histórica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todo brasileiro tem direito a um documento para que ele exerça a sua cidadania. Logo na infância tiramos o RG (Registro Geral) e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Ocorre que na era digital, o Brasil dá um grande passo em direção à modernização com a implementação de um documento unificado que promete revolucionar a forma como os cidadãos acessam serviços e realizam transações cotidianas.
Esse novo modelo é capaz de tomar o lugar de até 5 documentos de uma vez. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) entrou em vigor com uma nova lei criada por Lula e está válida desde fevereiro, adotando o número do CPF como padrão de identificação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o número do Registro Geral não será mais utilizado. No entanto, o novo documento não precisa ser feito imediatamente. O modelo antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032 de acordo com informações do portal Money Times.
Entretanto, o CPF passará a ser utilizado em praticamente todos os documentos, permitindo que, a partir de uma única combinação numérica, entidades governamentais consigam ter acesso à todas as informações de um cidadão, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Desse modo, Carteira de Identidade Nacional substituirá o RG, CNH, título de eleitor, carteira de trabalho e o próprio CPF na versão antiga, por exemplo. Além disso, o documento não irá contar com a designação de “sexo” ou diferenciação entre o “nome” e “nome social”.
A mudança visa tornar a carteira de identidade mais inclusiva para a comunidade LGBTQIA+. Essa transformação para o novo RG é mais do que uma mudança burocrática; mas sim um passo em direção a um Brasil mais integrado, seguro e eficiente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAL É O OUTRO MOTIVO PARA ESSA NOVA LEI DE LULA?
Além disso, sem a identificação única, uma mesma pessoa pode ter um número de RG por Estado, além do CPF. Já com o novo documento, as pessoas passam a ter apenas um número de identificação, além da possibilidade de utilizar o formato digital, disponível no aplicativo GOV.BR.
“A carteira tem um QR Code que dará acesso às informações sobre cada pessoa e em breve vai integrar outros documentos, como carteira de motorista, cartão do SUS, CadÚnico, uma série de serviços estarão associados a essa carteira. Estamos trabalhando nesse processo de migração”, destaca a ministra da Gestão, Esther Dweck.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAIS SÃO OS 5 PASSOS PARA TIRAR O SUBSTITUTO DO RG?
Para tirar o novo RG em apenas 5 passos, 100% online e de graça basta localizar o portal responsável pela emissão em cada estado, juntar a documentação necessária, e enviar a solicitação online e agendar a retirada ou a entrega a domicílio.
Para tirar a primeira via da CIN, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento. Após emitida, o cidadão pode utilizá-la de maneira digital. Veja o passo a passo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Realizar download do aplicativo Gov.br;
- Logar na conta;
- Acessar “Carteira de documentos”;
- Clicar no botão “+”;
- Selecionar a “Carteira de Identidade” e clicar em “Adicionar documento”;

Martelo batido de lei - Foto: Internet

CNH e lei - Foto: Internet

Cadastro de Pessoa Física (CPF) - Reprodução/Notícias Concursos
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br