Fim do RG: Nova carteira de identidade é obrigatória aos brasileiros em 2025?

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível, mas será que já é obrigatória? Saiba os prazos e como emitir.

18/08/2025 14h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Nova carteira de identidade (Foto: Reprodução/ Internet)

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível para todos os brasileiros

Em 2022, o governo federal lançou a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) que chega para ocupar o lugar do Registro Geral. Desde o lançamento, muitas pessoas tem ficado com dúvidas, inclusive se o RG deixaria de valer automaticamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que milhões de brasileiros já emitiram o novo documento, mas ainda existe essa incerteza sobre a obrigatoriedade da nova carteira de identidade. Afinal, em 2025 todos precisarão ter a CIN? O RG não vale mais? A seguir, entenda tudo.

O RG será substituído pela CIN?

Apesar da expansão da CIN em todo o país, o antigo RG continua válido. De acordo com o governo, o prazo para a substituição é gradual, e os documentos atuais só deixarão de ser aceitos em 2032.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, em 2025 não será obrigatório trocar imediatamente o RG pela nova carteira, mas vale ressaltar que a emissão já está disponível em todos os estados e no Distrito Federal.

A grande diferença é que a CIN reúne informações de forma mais moderna e segura, utilizando o CPF como número único de identificação nacional.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Isso significa que, em vez de cada pessoa ter diferentes números em documentos variados, haverá padronização em todo o Brasil.

Como emitir a nova Carteira de Identidade Nacional?

A emissão da CIN é gratuita e feita nos institutos de identificação estaduais, sempre mediante agendamento feito antes. No dia marcado, o brasileiro deve levar:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Certidão de nascimento (para solteiros) ou de casamento (para casados)
  • Número do CPF regularizado na Receita Federal

É importante que os dados da certidão sejam idênticos aos registrados na Receita. Caso haja divergência, será necessário atualizar as informações antes da emissão.

Prazo de validade da CIN

Diferente do RG, a validade da nova carteira varia conforme a idade:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Até 12 anos incompletos: 5 anos
  • De 12 a 60 anos incompletos: 10 anos
  • A partir de 60 anos: validade indeterminada

Esse sistema foi criado para garantir que a biometria esteja sempre atualizada, evitando fraudes e facilitando o acesso a serviços públicos.

Fim do RG

O fim do RG já está definido, mas o processo de transição ainda é longo. Em 2025, o documento antigo ainda continuará válido, mas a recomendação é que os brasileiros se programem para solicitar a nova identidade antes do prazo final de 2032.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, veja esta matéria: Nova lei do CPF já está em vigor em 2025 e assusta milhões de brasileiros com mudanças cruciais nesta sexta (21)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.