Adeus, RioCard: Fim do bilhete único é confirmado por Eduardo Paes em 2025 e substituto chega em fevereiro

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

30/12/2024 12h00

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Eduardo Paes, RioCard, Bilhete Único (Foto: Reprodução/ Internet)

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, confirma o fim do RioCard. Novo bilhete único chega aos cariocas em 2025 e entra em vigor em fevereiro. A seguir, veja todos os detalhes

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou oficialmente o fim do RioCard em 2025, confirmando que o sistema de bilhete único será descontinuado e os cariocas precisam ficar atentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seu lugar, um novo modelo de pagamento será implementado. O RioCard chega ao fim em fevereiro de 2025. A mudança promete trazer maior eficiência no sistema de mobilidade urbana da cidade.

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo a secretaria de Transportes e a prefeitura do Rio, o cartão RioCard deixará de funcionar nos transportes municipais e será substituído pelo novo sistema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novo sistema de bilhetagem no Rio

  • O RioCard se despede e um substituto já chega;
  • Acontece que o Jaé será o novo sistema substituto do RioCard;
  • De acordo com o portal ‘Tempo Real’, o cartão já está em vigor, mas, a partir de fevereiro, será o único no transporte municipal;
  • Os cariocas já precisam ir se adaptando a mudança, para não terem nenhum surpresa na hora de usar o transporte público.
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
RioCard deixará de ser aceito no transporte municipal Foto: Reprodução/Internet

Fim do RioCard e permanência do Jaé

Em 7 de novembro, a Prefeitura do Rio fez um alerta importante às empresas da cidade, pedindo que realizem o cadastro de seus funcionários no novo sistema de vale-transporte, o Jaé, o quanto antes.

De acordo com as informações, essa medida visa garantir que os trabalhadores não tenham o acesso ao benefício interrompido.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Durante a fase de transição, que vai de 1º de novembro de 2023 até 31 de janeiro de 2025, tanto o RioCard quanto o novo estarão em operação, e as empresas devem aproveitar o período para migrar para o Jaé.

Sobre o Jaé

O Jaé oferece um processo de contratação 100% online e gratuito, permitindo aos trabalhadores gerar um QR Code para acessar o vale-transporte sem precisar de cartão físico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Jaé é o substituto do Riocard (Foto: Reprodução/ Internet)

O novo sistema também traz benefícios como o acúmulo de créditos de diferentes empregadores em um único cadastro e maior transparência, permitindo o controle fácil do saldo e extrato de uso.

Além disso, o Jaé facilita o processo para quem perder o cartão físico, já que poderá continuar utilizando o vale-transporte através do QR Code até a emissão do o novo cartão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A migração para o novo sistema é essencial, pois os créditos do RioCard não serão transferidos para o Jaé, o que exige que os trabalhadores utilizem os créditos antigos antes de janeiro de 2025.

A partir de fevereiro de 2025, trabalhadores que realizam integração entre transporte municipal e intermunicipal precisarão do Riocard para viagens intermunicipais e do Jaé para transporte municipal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, com essa mudança, a Prefeitura busca modernizar o sistema de mobilidade da cidade, oferecendo mais agilidade e controle para os usuários.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
O sistema vai substituir de vez o RioCard em fevereiro de 2025 (Foto: Reprodução/ Internet)

Considerações finais

  • Em suma, em 2025, o RioCard será descontinuado e substituído pelo novo sistema de bilhetagem, o Jaé, no transporte municipal.
  • A transição está em vigor desde novembro de 2023 e vai até janeiro de 2025, período no qual ambos os sistemas funcionarão.
  • Dessa forma, as empresas devem cadastrar seus funcionários no Jaé para garantir o acesso contínuo ao vale-transporte.
  • O Jaé oferece vantagens como o uso de QR Code, sem necessidade de cartão físico.
  • Além disso, permite o acúmulo de créditos de diferentes empregadores em um único cadastro.

A partir de fevereiro de 2025, trabalhadores que utilizam transporte intermunicipal precisarão de ambos os cartões. O Riocard para viagens intermunicipais e Jaé para o transporte municipal.

Qual o valor da passagem de metrô no RJ?

A passagem do metrô no Rio de Janeiro custa R$ 7,50. O valor entrou em vigor em 12 de abril de 2024, após um reajuste autorizado pela Agetransp.

O aumento foi baseado na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 4,5% entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024.

Destacando que, os beneficiários da Tarifa Social continuam a pagar R$ 5 pela passagem.

Veja também mais uma notícia envolvendo o fim do RioCard CLICANDO AQUI.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.