O INSS surpreendeu ao emitir 2 alertas para você não perder o benefício em 2025. Por isso, fique atento ao comunicado da autarquia federal
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre 2 alertas importantes para você não ficar sem receber.
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Acontece que os beneficiários do INSS estão sujeitos há algumas regras e precisam cumpri-las para receber o dinheiro certinho na conta no dia do pagamento. Quando ocorre a suspensão, é porque algo errado levou ao bloqueio do pagamento.
Segundo o portal gov.br, o benefício do segurado pode ser suspenso devido a uma série de motivos. A primeira delas seria a ausência de informações ou documentos. O outro alerta é pela não realização da perícia obrigatória, necessária para alguns tipos de aposentadoria.
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Se passar do dia do seu pagamento e o dinheiro não cair na sua conta, você deve consultar o extrato de pagamento no site ou aplicativo Meu INSS, para verificar se consta algum bloqueio de pagamento ou mensagem de suspensão ou cessação do benefício.
Em caso de bloqueio, ou se a validade do pagamento já estiver expirada, ou ainda se o benefício constar como suspenso ou cessado, você deverá solicitado no Meu INSS o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido” ou ligue para o telefone 135.
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Considerações finais
Os beneficiários do INSS sabem o dia que o pagamento cai na conta. Se isso não acontece, é porque alguma coisa levou ao bloqueio ou suspensão do benefício. Nessa matéria, por exemplo, trouxemos 2 alertas que costumam gerar essa dor de cabeça, por isso, muito cuidado.
Como garantir a aposentadoria em 5 passos?
- Entrar no sistema do órgão, acessando o ‘Meu INSS’, via aplicativo ou site;
- Após fazer o login, procure a opção ‘Novo Pedido’, e selecione. Indo até a opção “aposentadoria e CTC e Pecúlio”, após entrar, selecione a modalidade da aposentadoria que deseja solicitar; *vale dizer que, para a modalidade da aposentadoria especial, não existe opção, sendo assim, tendo que selecionar a modalidade de tempo de contribuição;
- Atualize todos os seus dados cadastrais, clicando na opção ‘atualizar’, confira seus dados e depois finalize clicando em ‘avançar’;
- Após o avanço, indique se está fazendo apenas uma simulação ou se realmente deseja solicitar a avaliação de um pedido de aposentadoria, sendo o requerimento, clique em ‘avançar’;
- Por fim, responda todos os questionários e atualizações solicitadas pelo site e confira se está tudo correto. Assim, aparecerá uma caixa de confirmação de veracidade de dados que deve ser preenchida corretamente.
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