Fim da gordura no fígado: Confira os alimentos que curam a doença

Conheça os alimentos que ajudam a curar a gordura do fígado, os quais podem estar na sua cozinha agora
Uma alimentação desregrada, o sedentarismo e até o uso de certos medicamentos podem transformar um dos órgãos mais importantes do corpo em depósito de gordura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, médicos hepatologistas revelaram recentemente cinco alimentos que, com acompanhamento profissional, ajudam a eliminar esse excesso gorduroso do fígado e contribuem para um quadro clínico mais leve.
Mas antes de ir para a lista, é fundamental entender o que está em jogo. Sendo assim, com base em informações do portal da Rede D’or, a equipe especializada em saúde do TV Foco traz tudo o que você precisa saber sobre o assunto e como formular uma dieta funcional para ajudar na cura da doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é gordura no fígado?
Em síntese, a esteatose hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado, ocorre quando células do fígado acumulam gordura em excesso, o que compromete o funcionamento do órgão.
Essa condição pode evoluir para quadros mais graves, como:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Hepatite gordurosa;
- Cirrose;
- Câncer hepático.
Embora, em estágios iniciais, não apresente sintomas, ela é silenciosa e progressiva.
Entre as causas, destacam-se:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Consumo de álcool;
- Obesidade;
- Diabetes tipo 2;
- Colesterol alto;
- Má alimentação;
- Sedentarismo.
Mas, conforme dito acima, a boa notícia é que, com mudanças orientadas no estilo de vida e alimentação, é possível reverter o quadro — e alguns ingredientes podem acelerar esse processo.
Os alimentos que ajudam o fígado a se livrar da gordura
MAS ATENÇÃO! Antes de iniciar a lista, é bom deixar claro que esses alimentos não substituem o tratamento médico. Eles atuam como coadjuvantes na melhora do quadro hepático e devem ser incluídos somente com orientação de um profissional de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1. Abacate
Fonte de glutationa, antioxidante que participa diretamente da desintoxicação hepática, o abacate também fornece gorduras boas que reduzem a inflamação e o estresse oxidativo no fígado.
Além disso, ele contribui para o equilíbrio do colesterol e melhora o perfil lipídico do corpo.

2. Chá verde
Estudos clínicos destacam que as catequinas presentes no chá verde ajudam a reduzir o acúmulo de gordura no fígado.
O consumo diário — sem açúcar — auxilia também no controle da glicemia e na redução de processos inflamatórios.

3. Cúrcuma (açafrão-da-terra)
A curcumina, presente na cúrcuma, tem efeito antioxidante e anti-inflamatório comprovado.
Ela ajuda a modular enzimas hepáticas alteradas e favorece a regeneração celular do fígado. Ou seja, usá-la em preparações diárias — com moderação — pode ser benéfico.

4. Linhaça
Rica em fibras e ômega-3 de origem vegetal, a linhaça melhora a sensibilidade à insulina e reduz a inflamação sistêmica, dois fatores diretamente ligados à gordura hepática.
Consumida triturada, é melhor absorvida pelo organismo.

5. Peixes ricos em ômega-3 (como sardinha e salmão)
Por fim, esses peixes ajudam a reduzir os triglicerídeos no fígado e protegem contra a progressão da esteatose.
Afinal de contas, eles são fontes de gordura anti-inflamatória que regulam o metabolismo lipídico e melhoram o funcionamento hepático como um todo.

Como preparar uma dieta funcional para a gordura do fígado?
Obviamente, toda e qualquer dieta também precisa ser ministrada por um médico. Porém, existem algumas rotinas alimentares que podem ajudar no processo, como a lista abaixo:
Café da manhã:
- Vitamina de abacate com leite vegetal.
- Pão integral com linhaça moída.
- Chá verde sem açúcar.
Almoço:
- Salmão grelhado com cúrcuma e limão.
- Arroz integral.
- Brócolis e cenoura no vapor.
- Salada com azeite de oliva e linhaça.
Lanche da tarde:
- Iogurte natural com linhaça e frutas vermelhas.
- Chá verde
Jantar:
- Sopa de legumes com cúrcuma.
- Torradas integrais.
- Chá de ervas (sem cafeína)
Conclusão
Em suma, a gordura no fígado exige atenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Incorporar alimentos estratégicos, como abacate, chá verde, cúrcuma, linhaça e peixes ricos em ômega-3, pode colaborar significativamente para a recuperação hepática.
Ou seja, com uma boa orientação médica, disciplina e alimentação inteligente, o fígado tem grandes chances de se regenerar e voltar a funcionar com excelência.
Mas, para saber mais sobre outras receitas, clique aqui.*
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.
