Saiba tudo sobre 3 novas leis armadas aos idosos 60+ em 2025, com fim do IPVA, isenção na CNH e +1 gratuidade chegando
Os idosos 60+ de todo o país podem comemorar de vez, pois uma série de benefícios promete ajudar a vida de milhares na terceira idade. Desse modo, os brasileiros poderão contar com 3 vitórias confirmadas ainda em 2025, com novas leis armadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do portal DOK, que destacou a matéria no seu site oficial. Assim, o time de especialistas do TV Foco, com base nessas informações e na sua própria apuração, trouxe uma grande notícia para as pessoas com mais de 60 anos.
Fim do IPVA
Primeiramente, é possível que os idosos tenham direito a ter isenção do pagamento do IPVA. O fim do imposto ainda não é previsto por lei, entretanto é comum que pessoas mais velhas tenham enfermidades e condições físicas restritivas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, idosos com doenças como artrite, artrose e hérnia de disco podem estar aptos a fazer parte da lista de beneficiários que podem pedir a isenção.
Isenção da CNH
Além disso, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou o projeto de lei que dá desconto de 50% no valor cobrado pela renovação da CNH de condutores com idade entre 50 e 70 anos. Porém, ainda não passa a valer como nova lei, e segue agora para a análise da Câmara dos Deputados,
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, caso seja aprovada, será uma grande vitória aos aposentados, com uma isenção gigante no pagamento da renovação do documento.
O senador Fernando Dueire, autor do projeto, também comentou sobre a proposta, dizendo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esse projeto, na verdade, traz justiça. Hoje os habilitados pagam pela renovação da carteira o mesmo valor para concessão de tempos diferentes [de validade] e isso não é justo, isso fere o artigo 230 da Constituição que trata de assegurar às pessoas mais idosas a justiça social”, afirmou o senador.
Gratuidade extra
Por fim, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que garante a gratuidade em estacionamentos em que haja sistema rotativo pago.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova lei ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, podendo ser mais um benefício para a população 60+ no país.
Desse modo, o deputado Reimont (PT-RJ) comemorou a medida, afirmando:
“Os idosos têm seu poder de consumo reduzido, em virtude da queda do poder aquisitivo, devido à diminuição do valor real de sua aposentadoria ou provento e da elevação das despesas fixas com medicamentos e planos de saúde”, ressaltou o deputado.
Clique aqui para saber mais a respeito das novidades sobre os idosos.
Quantos aposentados existem no Brasil?
Segundo dados do Ministério da Previdência Social, existem cerca de 39 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atualmente no Brasil.
Conclusões finais
Por fim, os idosos podem contar com uma série de benefícios que prometem ajudar a vida de milhares. Assim, é possível ter uma melhor qualidade de vida no dia a dia, de modo eficiente e prático.