Fim do IPVA, nova lei das placas e exigência na CNH: 3 viradas do CONTRAN chegam a todos os motoristas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

23/09/2024 6h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Novas regras da Contran envolvem 3 mudanças cruciais envolvendo as placas dos carros, a CNH e o IPVA (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/Contran/Pinterest/Internet)

Motoristas precisam se atentar quanto às novas regras da CONTRAN envolvendo o IPVA, nova lei das placas e até uma exigência na CNH

Em suma, as leis são fundamentais para regular o comportamento como um todo na sociedade. Elas estabelecem limites para os cidadãos conviverem em harmonia e manter a ordem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E no trânsito a história não é diferente. Todas essas normas são essenciais e garantem a segurança e a boa circulação dos veículos, motoristas e pedestres.

Fim do IPVA

Inclusive o CONTRAN estabeleceu algumas modificações nas regras e é preciso se atentar para não ser pego de surpresa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O IPVA costuma variar para mais ou para menos, conforme os valores dos carros. Mas, com a recente valorização do mercado, o custo do imposto aumentou

Sendo assim, o tempo de fabricação do veículo e crucial para determinar o valor do pagamento do imposto.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Mas, de acordo com o portal UOL, você garante a isenção, desde que mantenha o mesmo modelo de veículo:

  • Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte liberam veículos com 10 anos ou mais de fabricação do pagamento do IPVA;
  • Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Distrito Federal tem tempo mínimo de 15 anos;
  • Mato Grosso determinou 18 anos para ficar isento do imposto;
  • Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul é de pelo menos 20 anos.

Nova lei das placas

Atualmente, os brasileiros já se acostumaram com a placa Mercosul, que eliminou informações como estado e cidade do caro, mantendo apenas o nome do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, segundo o portal oficial do Senado, o mesmo aprovou o Projeto de Lei 3214/2013. proposto pelo Senador Esperidão Amin.

A lei sugere que as placas Mercosul incluam o município e a sigla do estado de origem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta também foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça em decisão terminativa.

O que significa que ela pode ou ser encaminhada primeiramente para a Câmara dos Deputados, encaminhados à sanção, promulgados ou arquivados. Para mais detalhes, clique aqui*

Exigência da CNH

Conforme já dissemos anteriormente, a CNH é um dos principais documentos dos brasileiros.

Os profissionais, como caminhoneiros e motoristas de ônibus, são os que mais dependem do documento, uma vez que o ato de dirigir também é sua ferramenta de trabalho.

Inclusive, devido a isso eles possuem algumas exigências a mais do que os condutores comuns.

Segundo o Ministério dos Transportes, a cada 30 meses esses profissionais precisam realizar exames toxicológicos, afim de identificar se há alguma substância psicoativa o organismo, já que pode resultar em diversos acidentes, como podem ver por aqui*

O exame é para todos que possuem a CNH nas categorias C, D e E, caso não realizem o exame no tempo determinado, ficarão impedidos de dirigir esses veículos.

Qual o valor do IPVA em São Paulo?

O valor do IPVA, em São Paulo, não é fixo, isso porque varia de acordo com o preço do carro.

Um veículo de passeio, o imposto é 4% do valor que o veículo está na Tabela FIPE. Por exemplo, se seu carro custa 100 mil reais e tem menos de 20 anos de fabricação, o IPVA será no valor de 4 mil reais.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.