Destruição: Fim de hipermercados nº1 do Brasil após 40 anos e o Assaí engolindo tudo sem dó por bilhões

No ano de 2021, um dos nomes mais relevantes do setor varejista do país foi engolido sem dó pelo Assaí após uma transação bilionária e situação marcou o fim de uma era
Em meados de outubro de 2021, a rede Assaí, conhecida em todo o país como um dos mais tradicionais modelos de atacarejo, engoliu sem dó um outro nome fortíssimo do setor de supermercados por uma quantia bilionária.
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O nome em questão trata-se do Extra Hiper, considerado nº 1 para milhares de brasileiros que tinha seu estabelecimento um destino certo para as compras. Vale dizer que o mesmo pertencia ao Grupo Pão de Açucar (GPA) que passou com a venda, 71 pontos comerciais para frente.
Na época essa transação acabou sendo o marco da “destruição” do modelo de hipermercado Extra no país, que atualmente funciona apenas como um mercadinho de bairro cuja bandeira é conhecida apenas como Mercado Extra.
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Segundo o portal Revista Benefícios, o Hipermercado Extra já estava ativo no Brasil há 4 décadas, ou seja 40 anos.
A compra:
Segundo divulgado na época pelo portal G1, o comunicado da venda foi feito ainda no dia 14 de outubro de 2021, e custou aos cofres do Assaí a quantia exata de R$ 5,2 bilhões, dos quais R$ 4 bilhões foram deixados “na mesa” de forma parcelada, entre dezembro daquele ano a janeiro deste ano de 2024.
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O R$ 1,2 bilhão restante foi pago ao GPA por um fundo imobiliário, cujo qual tem garantia do Assaí. Desde então, as lojas começaram a ser convertidas para o formato cash & carry (atacarejo) e passaram a ser operadas pelo Assaí.
Já os 71 pontos comerciais representam cerca de 70% das lojas do Extra Hiper no país. Das outras 32 lojas que ficaram de fora da venda para o Assaí, 28 foram convertidas paras as bandeiras Pão de Açúcar e Mini mercado Extra, e 4 foram simplesmente fechadas sem nenhum tipo de seguimento.
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Bom para os dois lados …
Segundo declarações dadas por Jorge Faiçal, CEO do GPA, a saída do segmento de hipermercado visava fortalecer ainda mais o foco e a aceleração da expansão dos negócios de maior rentabilidade da companhia.
Afinal de contas, ficando apenas com as bandeiras Pão de Açúcar, Minuto e Mercado Extra, eles criaram um nicho de mais proximidade com o público, que de certa forma não deixa de ser a mesma estratégia aplicada por uma rival recém chegada no país, o Oxxo.
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Vale mencionar, que o Assaí chegou a abrir 150 lojas na última década, sendo 25 conversões de unidades do Extra Hiper.
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Segundo o presidente do Assaí, Belmiro Gomes, a companhia viu uma oportunidade única de acelerar sua expansão com a aquisição de lojas do Extra Hiper em um momento de corrida do setor de atacarejo por abertura de lojas.

Assaí Atacadista (Foto: Reprodução/ Internet)

O Assaí comprou o Extra Hiper no ano de 2021 (Foto Reprodução/Montagem/Internet)

Após a aquisição o GPA (Grupo Pão de Açúcar) optou em manter as suas bandeiras que promovem proximidade como o Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra (Foto Reprodução/Montagem/GPA)
Como está a situação do Assaí atualmente?
O fim da rede Extra Hiper e sua aquisição pela Assaí refletem bem um processo de consolidação no setor varejista brasileiro. Inclusive, essa tendência tem levado a uma maior concentração de mercado, com as empresas líderes ampliando sua participação e dominância.
Ainda segundo a Revista dos Benefícios, esses são dados mais relevantes da rede neste ano de 2024:
- Lucro Liquido: acordo com o balanço divulgado pela empresa, o lucro líquido do Assaí no primeiro trimestre de 2024 foi de R$ 60 milhões, uma queda de 16,7% em comparação ao mesmo período de 2023.
Essa redução no lucro líquido é atribuída, principalmente, às altas despesas financeiras enfrentadas pela companhia, em decorrência do seu endividamento em um cenário de juros elevados.
- Ebitda: O Assaí registrou um crescimento expressivo de 28%, chegando a R$ 1,2 bilhão no primeiro trimestre de 2024.
O que reflete a melhora na eficiência operacional da rede, com a maior maturidade das novas lojas e a redução dos gastos de conversão.
- Receita Liquida: O Assaí atingiu R$ 17,2 bilhões no primeiro trimestre de 2024, apresentando um aumento de 14,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Esse desempenho positivo na receita líquida é atribuído ao crescimento das vendas da rede, impulsionado pela expansão de sua rede de lojas e pela maturidade das unidades recém-inauguradas.
Vale destacar que o Assaí conseguiu inaugurar a primeira loja no estado do Acre; a loja de nº 200, em Curitiba e mais nove novas unidades abertas antes mesmo de encerrar o último ano de 2023 como:
- Feira de Santana (BA);
- Piracicaba (SP);
- Itapevi (SP);
- Barreiras (BA);
- Recife(PE);
- Barra da Tijuca/Rio de Janeiro;
- São Gonçalo (RJ);
- Sete Lagoas (MG)
- Maringá (PR).
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Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.