Fim: Shopping de SP fecha as portas permanentemente, encerra atividades após 19 anos e despeja 38 lojas

Antes de mais nada, é válido destacar que o Shopping é uma edificação de grandes proporções. Ou seja, um centro comercial que contém um conjunto de estabelecimentos de varejo de diferentes bens de consumo, além de prestação de serviços e lazer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabemos que com a situação econômica e financeira em que o mundo se encontra na atualidade, muitas grandes empresas e lojas não estão conseguindo se manter abertas e estão acabando declarando falência, e os Shoppings, apesar de serem empreendimentos de grande porte, também passam por esse tipo de situação.
SAIBA MAIS! Falência? Shoppings centers, que vocês amam, podem estar com os dias contados e esse é o grande responsável
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ocorre que com a pandemia da Covid-19, os Shoppings sofreram grande impacto do isolamento social e até hoje muitos lojistas e o próprio centro comercial seguem tentando se restabelecerem.
A recente notícia do encerramento das atividades de um famoso Shopping pegou a comunidade empresarial de São Bernardo do Campo, em São Paulo de surpresa.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Este centro comercial tradicional desempenhou um papel crucial na economia local ao longo dos anos e sua iminente cessação de operações gerou desespero entre os lojistas que estavam estabelecidos lá.
Segundo informações circulantes entre os comerciantes na época, o Marechal Plaza Shopping foi adquirido por um grupo de investidores chineses, que planejam transformar o local em um centro comercial no estilo da famosa Rua 25 de Março, conhecida por sua variedade de produtos e preços acessíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O QUE DIZ OS LOJISTAS?
Além do impacto nos negócios locais, o fechamento do Shopping também afetou a comunidade em geral, que perdeu um espaço de encontro e entretenimento.
Inaugurado em 2004 pela MZM Construtora, o Marechal Plaza Shopping se tornou uma referência na região ao longo dos anos, com uma área de 8 mil metros quadrados e 38 lojas, oferecendo uma ampla variedade de opções aos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Fomos pegos de surpresa. Lamentamos muito, pois o comércio está passando por dificuldades. A política do governo, tanto estadual quanto federal, não ajuda. Só há medidas que aumentam tributos. E, na verdade, é preciso estimular quem realmente produz”, afirmou Valter Moura Júnior, presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo) em entrevista ao Diário do Grande ABC.

O QUE DIZ O SHOPPING?
Uma semana após a publicação da reportagem no portal citado acima no final de 2023, a administração do Marechal Shopping confirmou o fechamento do estabelecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Marechal Plaza Shopping, por meio de seus proprietários e através da sua administradora Urbanize Desenvolvimento Imobiliário, vem a público, com pesar, informar o encerramento de suas atividades”, iniciou a nota.
“Em decorrência da inviabilidade econômica do empreendimento, que se agravou no período da pandemia, mesmo após diversas tentativas, não restou alternativa aos empreendedores, a não ser o encerramento de suas atividades em 20 de janeiro de 2024”, anunciou a administração do Shopping.
Após um longo ciclo de quase 20 anos contribuindo com o comércio na região central da cidade, o Marechal Plaza Shopping agradeceu aos lojistas e os clientes que passaram pelo local.
Nesse mês de abril, completa 03 meses que aconteceu o encerramento das atividades do Shopping, onde as informações no Google já apontam que ele foi fechado permanentemente.

ALGUM DIA OS SHOPPINGS PODEM FECHAR AS PORTAS?
Esse tipo de lazer continua sendo o queridinho dos brasileiros, mas muitos costumam ir ao local apenas para passear e o intuito do centro comercial é vender.
Outro ponto é que as vendas online oferecem diversos benefícios aos clientes, bem como comodidade, e permite que os compradores examinem as avaliações, comparem preços e façam compras a qualquer hora do dia.
O fato é que estes estabelecimentos têm sofrido para conseguir atrair de volta os consumidores e em meio a isso, o e-commerce brasileiro cresceu mais de 70% somente em 2020 de acordo com informações do portal O Valor.
Algumas possibilidades colocam na mesa a grande chance dos Shoppings se reinventarem. Como, por exemplo, uma experiência mais digital, academias, spas, centro de eventos, galerias de arte e até espaço para a prática de esportes, que inclusive, alguns Shoppings no Brasil já estão investindo.
Assim, caso invistam em inovações, os estabelecimentos comerciais possuem grandes chances de se sobressaírem ao e-commerce. Mas não, os Shoppings provavelmente não vão acabar definitivamente, mas eles precisam se conectarem cada vez mais com a tecnologia.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br