Fechamento de todas as lojas: Fim de supermercado popular tira chão de mais de 3M de clientes em país

Supermercado essencial entra em crise e decide colocar fim em todas as suas unidades, deixando cerca de 3 milhões de clientes em choque.

03/06/2025 6h30

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Supermercado tem fechamento anunciado após se afundar em dívidas (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva)

Supermercado essencial entra em crise e decide colocar fim em todas as suas unidades, deixando cerca de 3 milhões de clientes em choque

Não é segredo que os supermercados ocupam posição estratégica na economia mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de fornecerem produtos essenciais para a vida cotidiana, são pilares da geração de empregos, sustentam cadeias logísticas robustas e movimentam bilhões em tributos e transações comerciais.

Seu impacto vai além da prateleira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Ditam padrões de consumo;
  • Moldam cadeias produtivas;
  • Respondem por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto.

Apesar da força histórica, o setor supermercadista enfrenta um ambiente desafiador.

Porém, até mesmo nos Estados Unidos, a alta dos custos operacionais, as mudanças nos hábitos de consumo, a digitalização do varejo e a retração de incentivos públicos vêm afetando até as redes mais consolidadas.

Falência, Supermercado
Supermercados representam uma fatia significativa e importante na economia (Foto Reprodução/Internet)

Inclusive, modelos que conciliam propósito social e operação de mercado, como o da Daily Table, enfrentam obstáculos ainda maiores para garantir viabilidade financeira no país.

Sendo assim, com base em informações do Wiki e do O Antagonista, a equipe especializada em economia do TV Foco traz abaixo mais detalhes sobre esse adeus e como ele abalou e tirou o chão de 3 milhões de clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta da Daily Table:

Fundada em 2012 por Doug Rauch, ex-presidente da rede Trader Joe’s, a Daily Table nasceu com uma missão clara:

  • Combater a fome e a obesidade por meio da oferta de alimentos saudáveis;
  • Cobrar preços acessíveis e em comunidades de baixa renda.

Inclusive, a primeira unidade foi inaugurada em 4 de junho de 2015, no bairro de Dorchester, em Boston, Massachusetts.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A operação tinha formato inusitado: funcionava como organização sem fins lucrativos, sustentada por doações, parcerias com produtores e subsídios públicos.

O objetivo era simples e ambicioso — vender comida nutritiva por valores abaixo dos praticados no varejo tradicional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Daily Table (Foto Reprodução/Boston.com)
Unidade do Daily Table (Foto Reprodução/Boston.com)

Ao longo da década, a rede cresceu e inaugurou novas unidades em:

  • Roxbury;
  • Cambridge;
  • Mattapan;
  • Salem.

A ruptura:

Infelizmente, no dia 12 de maio de 2025, a Daily Table anunciou o fechamento de todas as suas lojas.

O comunicado oficial apontou como causa a incapacidade de garantir financiamento contínuo em meio ao aumento expressivo dos custos de operação.

A pandemia agravou o cenário, gerando inflação alimentar, pressão logística e aumento da demanda por preços ainda mais baixos — justamente o diferencial da rede.

Doug Rauch classificou o corte nos subsídios do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos como o “golpe final”.

Daily Table (Foto Reprodução/Boston.com)
Daily Table tinha como missão entregar alimentação saudável e acessível (Foto Reprodução/Boston.com)

Mesmo após ter conquistado, em maio de 2024, um subsídio de US$ 400 mil da Cummings Foundation, com previsão de apoio por dez anos, os recursos se mostraram insuficientes diante da escala da crise.

Conforme citado acima, o supermercado informou que atendeu mais de 3 milhões de clientes ao longo de sua operação e que proporcionou economias relevantes para famílias em situação de vulnerabilidade.

Após o anúncio, iniciou liquidações com grandes descontos para encerrar o estoque remanescente.

Linha do tempo: da promessa à interrupção:

  • 2012 – Fundação da Daily Table por Doug Rauch.
  • 4 de junho de 2015 – Abertura da primeira unidade em Dorchester, Boston (MA).
  • 2015 a 2024 – Expansão da rede para Roxbury, Cambridge, Mattapan e Salem.
  • Maio de 2024 – Conquista de subsídio de US$ 400 mil da Cummings Foundation.
  • 12 de maio de 2025 – Anúncio oficial do fechamento de todas as unidades.
  • Maio a junho de 2025 – Liquidações e encerramento definitivo das operações.
Thumbnail Video Youtube

Qual é a expectativa do varejo nos Estados Unidos?

O caso da Daily Table reflete uma dinâmica mais ampla no setor varejista norte-americano.

Inclusive, diversas redes — de diferentes portes — encerraram lojas ou declararam falência nos últimos anos.

A chamada “apocalipse do varejo” expôs A dificuldade das operações físicas em manter competitividade frente à:

  • Digitalização do consumo;
  • Automação;
  • Alta de custos operacionais.

Além disso, as grandes redes tentam resistir com:

  • Reestruturações logísticas;
  • Integração digital;
  • Automação de processos;
  • Revisão completa de modelos de negócio.

Ou seja, iniciativas que dependem de subsídios e trabalham com margens mínimas, como a Daily Table, encontram pouco espaço para erro.

Sendo assim, a sustentabilidade deixou de ser apenas financeira… Tornou-se também institucional e política.

Conclusão

Em suma, a rede de supermercado Daily Table encerrou suas atividades após não conseguir resistir ao colapso de financiamento e à inflação dos custos operacionais.

Sua missão social, embora bem-sucedida em impacto comunitário, não encontrou sustentação financeira estável.

O fechamento revela os limites do modelo de varejo social em contextos econômicos voláteis.

Por fim, o setor varejista nos EUA segue pressionado, e sobreviverá quem conseguir se adaptar — sem perder de vista eficiência e escala.

Mas, para saber mais sobre essas histórias de fins abruptos, retomadas e muito mais, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.