Fim de uma era na CNH: Nova lei de trânsito em vigor atinge em cheio quem tem 50, 60 e 70 anos hoje (26)

Motoristas de 50 a 70 anos precisam se manter em alerta! Graças à uma nova lei de trânsito, esse grupo de brasileiros terão que lidar com mudanças que atingem a CNH neste ano de 2024
Como todos brasileiro sabe, a CNH é o principal documento para quem conduz veículos no país. Instituído desde o ano de 1966, o documento já passou por uma série de mudanças. Inclusive, uma delas caiu como uma verdadeira bomba na vida dos idosos, principalmente os que já atingiram a faixa dos 60 e é sobre ela que iremos falar hoje (26).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme publicado no Justos.com, desde o ano de 2021, vigorou uma nova Lei nº 14.071/2020 que alterou o Código de Trânsito Brasileiro e definiu os novos prazos de validade para a CNH de cidadãos que correspondem a essas faixas etárias.
A partir disso, quem se enquadra nessas faixas etárias devem seguir as novas regras quanto à renovação, marcando assim o fim da era automática, um sistema que funcionava a anos na CNH; Veja abaixo como ficou:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Até 49 anos: renovação a cada 10 anos;
- Entre 50 e 69 anos: renovação a cada 5 anos;
- Mais de 70 anos: renovação a cada 3 anos;
- CNH Provisória: validade de 1 ano
Renovação
Vale frisar que o processo de renovação é bem parecido com o das demais faixas etárias. Isso porque a validade da CNH ainda varia dependendo da idade do condutor, e renová-la dentro do prazo é super importante para evitar problemas; Veja abaixo que pode acontecer em caso dos seguintes descumprimentos:
- Até 30 dias após o vencimento: não há penalidades; o condutor pode dirigir normalmente. Porém, é válido fazer a renovação o quanto antes, evitando transtornos.
- Após 30 dias do vencimento: infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, e acréscimo de 7 pontos na CNH. Além disso, o carro pode ficar retido até que o motorista apresente um condutor com CNH válida para retirá-lo.
Sendo assim, se atentando a esses prazos, o cidadão garante o direito de continuar conduzindo veículos tranquilamente e sem surpresas desagradáveis no caminho.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Isenção na renovação da CNH
Em contrapartida, uma outra lei divulgada ainda no mês de fevereiro de 2024, ainda afeta os idosos em todo o país, cai de uma maneira bem mais positiva.
Isso porque, no dia 20 de fevereiro de 2024 , a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, aprovou a PL 5153/2023 que promete mudar ainda mais a vida desses mesmos idosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa mesma lei prevê um desconto de 50% no valor da renovação da carteira nacional de habilitação (CNH) para condutores com 50 anos ou mais.
De acordo com o portal Metrópoles, o texto seguiu para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa Alta e, após esse processo, deve seguir para o plenário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAS ATENÇÃO! AGORA a mesma está com o status de : REMETIDA À CÂMARA DOS DEPUTADOS. Quando é assim, significa que a mesma ainda pode ou não ser sancionada pelo presidente da República.
Vale dizer que o projeto atinte 3 faixas etárias de motoristas: 50,60 e 70 anos. Com os descontos, tais mudanças representarão grande impacto uma vez que poderão mudar os planos no orçamento desses condutores:
- 50% de desconto para idosos de 50 a 70 anos
- 70% para idosos com 70 anos e mais
Qual proibição envolvendo a CNH atinge idosos em 2024 ?
Mas é bom ter em vista que, independente da idade, a preocupação maior acaba recaindo sempre nessa faixa etária, até porque muitos deles acreditam que não há mais a necessidade de se submeter a exames médicos na renovação.
Porém, essa afirmação não somente é equivocada como é perigosa, uma vez que a falta desses exames em dia pode suspender a CNH, fazendo com que o motorista seja proibido de conduzir veículos em vias públicas.
Então a regra é clara; antes de renovar a CNH, o motorista (independente da idade) precisa fazer exames médicos. Até porque, esses exames verificam a saúde do condutor o que inclui:
- Visão;
- Audição;
- Habilidades mentais
E no caso dos idosos essa cobrança pode vir a ser ainda maior, afinal de contas com o envelhecimento é natural que algumas capacidades físicas e cognitivas diminuam, afetando a capacidade de direção e a segurança no trânsito.
Por isso, os exames mais rigorosos garantem que os idoso que dirigem estejam aptos a fazê-lo com segurança, tanto para si quanto para os demais.
E se o médico examinador estiver em dúvida ou encontrar algum problema, poderá pedir mais alguns testes ou diminuir a validade da CNH.

Mudança na CNH afeta diretamente os idosos (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Nova lei de trânsito crava fim da renovação antecipada a idosos 60+ (Foto: Reprodução/ Internet)

Idosos precisam se atentar as novas regras de validade do documento (Foto: Reprodução/ Internet)
Agora que você já sabe os pontos principais envolvendo a CNH para idosos, fique atento ao prazo e faça TODOS os exames necessários, garantindo assim a aptidão para a direção e a segurança de todos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.
