Adeus: Fim de unidade n°1 de atacarejo, tão grande quando Assaí, tira o chão de Belo Horizonte, BH

Encerramento de unidade de atacarejo, tão popular quanto o Assaí, transforma cenário econômico da capital mineira e surpreende
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Atacarejo tão popular quanto o Assaí se despede de unidade em BH (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/GMNI/)

Ainda em maio de 2024, uma tradicional e influente no setor atacadista, tão popular quanto o Assaí, anunciou o fim de uma unidade localizada na Avenida Dom Pedro II, no bairro Bonfim, na região Noroeste de Belo Horizonte (BH).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que essa situação tirou o chão de muitos clientes nesta região de BH, uma vez que tiveram que remanejar para outras unidades, mexendo assim na rotina desses consumidores.

Trata-se da rede Decisão Atacarejo, cujo movimento marcou uma sequência de fechamentos, chegando à marca da quarta unidade desativada nos últimos meses na região, reforçando a estratégia de reestruturação da empresa:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Decisão Atacarejo D Pedro (Foto Reprodução/ Diário do Comércio/Leonardo Leão)

Sendo assim, a partir de informações do portal Diário do Comércio, SA+ e Expo Supermercado, a equipe especializada em economia do TV Foco traz abaixo todo o desenrolar da estratégia e cenário de 2025.

Mudança estratégica:

Conforme mencionado acima, é bom deixar claro que essa decisão de fechar essas unidades não reflete uma crise financeira, e sim uma mudança estratégica no modelo de negócios da rede.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque a companhia, que iniciou um processo de profissionalização da gestão há mais de quatro anos, busca agora adotar um modelo de supermercado mais moderno e eficiente.

Anúncio de fechamento de uma das unidades do Atacarejo Decisão (Foto: Reprodução/ Diário do Comércio/ Thyago Henrique)

De acordo com o CEO da Decisão Atacarejo, Leonardo Vilaça, na época, essa estratégia segue a tendência do mercado norte-americano, onde a agilidade e a variedade de serviços são fundamentais para o sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, a empresa também aposta na ampliação de seu e-commerce e no aprimoramento do serviço de entrega, com a promessa de reduzir o tempo de entrega para 30 minutos até o fim de 2025, especialmente na região do Centro de Belo Horizonte.

Foco na tecnologia e capacitação:

Parte essencial dessa reestruturação envolve principalmente o investimento em tecnologia e no treinamento das equipes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vilaça destaca que a renovação da cultura corporativa é um dos pilares para o novo momento da empresa.

O Decisão Atacarejo está focado em capacitar seus colaboradores com treinamentos intensivos – todos os novos funcionários devem passar por pelo menos 15 dias de preparação antes de iniciar suas atividades.

Além disso, a rede está investindo fortemente em sistemas tecnológicos para melhorar a gestão e a experiência do cliente, tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce.

Quais são as expectativas do Decisão Atacarejo em BH no ano de 2025?

A Decisão Atacarejo tem em seus planos uma expansão agressiva para os próximos anos.

Atualmente, a rede conta com duas unidades, localizadas no Centro de Belo Horizonte e outra em Santa Luzia, na RMBH.

No entanto, o objetivo é dobrar o número de lojas até o fim de 2025, com um foco particular nas regiões do:

A primeira nova unidade será inaugurada no primeiro semestre de 2025, com mais detalhes sobre a localização a serem revelados em breve.

Além disso, a negociação da unidade da Avenida Olegário Maciel com o Grupo Liga transformou o local na primeira loja da rede Liga Atacado e Varejo.

Essa iniciativa visa beneficiar pequenos comerciantes e consumidores, gerando economia local e reforçando a presença da marca na comunidade.

Mas, para saber mais informações sobre outras empresas, fechamentos e até falências, clique aqui*.

Conclusão:

Em suma, a rede Decisão Atacarejo fechou unidade em Belo Horizonte como parte de uma reestruturação estratégica, focando em lojas menores e mais modernas.

A empresa busca um modelo de supermercado “expresso”, com áreas entre 1.000 e 2.000 metros quadrados, oferecendo padaria, açougue e hortifrúti em todas as unidades.

A meta é dobrar o número de lojas até o fim 2025 (Foto: Reprodução/Decisão Atacarejo)

Por fim, a rede Decisão Atacarejo planeja dobrar o número de lojas até 2025, expandindo para:

Além de investir em tecnologia e inovação.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile