Fim vital nas 800 lojas do Burger King: Rede de fast-food tem proibição em todo o Brasil confirmada na justiça

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

04/08/2024 14h30

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Burger King - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre a proibição confirmada pela justiça em mais de 800 lojas do Burger King no Brasil, pegando muita gente de surpresa

Muita gente não sabe, mas o Burger King foi fundado em 1954, em Miami, nos Estados Unidos, pelos empresários James McLamore e David Edgerton. A ideia era criar uma rede de fast food com hambúrgueres maiores e mais saborosos que os concorrentes. O primeiro restaurante foi um sucesso e logo surgiram outras unidades na região e até hoje é uma verdadeira febre em todo o mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, algo inesperado acabou acontecendo e vocês saberão neste domingo (4), tudo sobre o fim vital nas 800 lojas do Burger King, acontece que a Rede de fast-food tem proibição em todo o Brasil confirmada na justiça e vocês irão entender tudo agora.

De acordo com informações do portal Isto É Dinheiro, a Justiça do Distrito Federal, por meio do juiz Renato Vieira de Faria da 3ª Vara do Trabalho de Brasília, proibiu que a BK Brasil e Assessoria a Restaurantes S.A. (rede Burger King) forneça fast food aos seus funcionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, é importante ressaltar que a decisão é válida para todas as unidades do Burger King em território nacional.

De acordo com a fonte, o texto da decisão impede que esse tipo de alimentação seja oferecida em refeições principais (almoço, jantar e ceia) ou menores (desjejum e lanche) para os trabalhadores. E ressalta que o BK deve observar o contexto de alimentação saudável e o preenchimento de padrões nutricionais estabelecidos para alimentação, sob pena de pagamento de multa diária a cada empregado encontrado em situação irregular.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Por meio do seu comunicado, a Zamp, dona do Burger King no Brasil, disse que processo ainda está pendente de julgamento de recurso e que, no início de 2024, começou a fornecer marmitas para suas filiais, e que o projeto está sendo implementado de forma gradual. Confira mais abaixo a íntegra da nota da empresa.

Segundo o procurador Leomar Daroncho, a prática produz grave risco à saúde dos empregados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O fornecimento de alimentação inadequada é um notório potencializador de riscos à saúde dos trabalhadores, violando os princípios constitucionais da prevenção de danos ambientais e à saúde, além dos deveres de proteção do trabalhador e de redução dos riscos no trabalho”, afirma o procurador.

De acordo com o juiz Renato de Faria, “no caso concreto, restou evidenciada a prática ilícita de ofensa a normas constitucionais, sobretudo o direito social fundamental à saúde”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o Burger King foi condenado ao pagamento de indenização a título de dano moral coletivo no valor de R$ 1 milhão.

Burger King - Foto Internet
Burger King – Foto Internet

Confira abaxo a íntegra da nota da Zamp, dona do Burger King no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A ZAMP informa que o processo relacionado à decisão proferida pelo Juízo ainda está pendente de julgamento de recurso. Todas as informações necessárias foram devidamente juntadas aos autos e o processo segue seu curso regular.

A Companhia informa também que, no início de 2024, deu início a um projeto de fornecimento de marmitas para suas filiais. O projeto está sendo implementado de forma gradual, para garantir uma transição suave e eficiente. Até o momento, as duas primeiras ondas de implementação já beneficiaram colaboradores de 418 restaurantes em 14 estados, abrangendo todas as regiões do Brasil. Em julho mais algumas lojas passarão a receber o novo formato de alimentação e, em agosto, o restante.

Com essas iniciativas, a ZAMP reafirma seu compromisso com a transparência e a melhoria contínua de suas operações.”

Burger King e mulher chocada (Fotos: Reproduções / Freepik / Evgenia Novozhenina)
Burger King e mulher chocada (Fotos: Reproduções / Freepik / Evgenia Novozhenina)

Quantas unidades do Buger King tem no Brasil?

Atualmente a empresa já conta com mais de 18 mil colaboradores e estão presentes em todos os estados brasileiros, com mais de 800 restaurantes próprios e franqueados.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.