Final de Avenida Brasil completa seis anos; reveja a repercussão do grande desfecho


Avenida Brasil foi um sucesso (Foto: Divulgação)
Há exatos seis anos atrás, no dia 19 de outubro de 2012, ia ao ar o último capítulo de Avenida Brasil, novela escrita por João Emanuel Carneiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+A Fazenda 10: Gabi Prado desabafa sobre fim de amizade com Fernanda Lacerda
O folhetim que trazia como protagonistas Adriana Esteves no papel de Carminha e Débora Falabella com Nina, parou literalmente o Brasil e teve poder suficiente para mudar a agenda da então Presidente da República, Dilma Rousseff.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Após término, Bruna Marquezine e Neymar trocam ‘recados’ e surpreendem
A expectativa para a exibição do último capítulo da trama que alcançava audiência recorde na casa dos 50 pontos em sua reta final era tão grande que até o “Jornal Nacional” entrou com uma matéria especial mostrando que as ruas de São Paulo e Rio de Janeiro ficaram vazias diante do fenômeno.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Reveja a matéria do jornalístico da Globo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Segundo Sol: Danilo Mesquita diz se Valentim vai perdoar Karola e conta final da trama
É importante ressaltar que “Avenida Brasil” também foi um dos maiores fenômenos de exportação de novela da Globo de todos os tempos. Dados consolidados pela Diretoria de Negócios da Globo comprovam o sucesso da trama em mercados internacionais: até janeiro de 2016, 132 países compraram os direitos de exibição da novela. Avenida Brasil, segundo a mesma fonte, está no topo do ranking de programas mais vendidos ao exterior pela Globo. O sucesso na TV também foi sentido nas redes sociais. A partir das 21h, um grupo fiel de telespectadores comentava a novela através do Twitter. Não por acaso, diariamente, várias hashtags (palavras-chave) relacionadas à Avenida Brasil iam parar nos Trending Topics.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SEM SUCESSO, AUTOR DE AVENIDA BRASIL PODE SER REBAIXADO

João Emanuel Carneiro no lançamento da novela Segundo Sol (Foto: Globo / Paulo Belote)
Desde A Favorita, sucesso que foi ao ar na Globo em 2008, o autor de Segundo Sol, João Emanuel Carneiro se dedica a escrever novelas apenas para o horário das 21h. Bem diferente de Walcyr Carrasco, por exemplo, que fez uma trama às 18h e outra às 21h após Amor à Vida (2013).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que esse “reinado” de JEC no horário pode estar com os dias contados. O autor nunca mais conseguiu chegar perto de repetir o sucesso de Avenida Brasil (2012). Nem com A Regra do Jogo (2015), nem com a atual trama.
+Ambiciosa, Record quer transformar o Canta Comigo no novo The Voice
Tanto que, de acordo com o que informa o jornalista Flávio Ricco, há quem aposte na Globo em seu retorno para o horário das 19h. Foi nessa faixa que ele escreveu Da Cor do Pecado, sua primeira novela e um sucesso de audiência e repercussão inquestionável.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS