Frango podre: Interdição da Vigilância contra 6 supermercados populares abala Manaus após contaminação

Supermercados em Manaus são interditados pela Vigilância Sanitária por vender alimentos podres e representar risco de contaminação
No dia 19 de dezembro de 2024, a Vigilância Sanitária de Manaus interditou seis supermercados após encontrar 202 quilos de alimentos impróprios para o consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre eles, alguns cortes de carne bovina e frango podres pela falta de armazenagem correta.
Diante disso, os fiscais constataram um risco iminente de contaminação alimentar, o que motivou a autuação imediata dos estabelecimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a partir de informações obtidas através do D24M, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco traz abaixo todo o parâmetro da situação, a qual abalou a cidade nortista.

A fiscalização:
Nos dias 17 e 18 de dezembro, a Diretoria de Vigilância Sanitária de Manaus inspecionou 32 estabelecimentos comerciais em todas as zonas da cidade.
A ação, conduzida pela Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), avaliou as condições higiênico-sanitárias de:
- Mercados;
- Empórios;
- Lojinhas.
Durante as inspeções, os fiscais identificaram falhas graves no armazenamento, exposição e manipulação de alimentos em seis estabelecimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A maioria das carnes, especialmente cortes de frango, estava fora da temperatura ideal de refrigeração, o que comprometeu completamente a segurança do produto.

Risco à saúde pública:
Conforme mencionamos acima, os produtos apreendidos apresentavam características visíveis de deterioração: forte odor pútrido, mudanças na coloração e textura incompatível com o consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em muitos casos, os funcionários dos mercados não sabiam sequer informar a data de validade dos itens expostos.
Em suma, esse tipo de constatação cria um ambiente favorável à proliferação de bactérias e outros agentes infecciosos, que podem causar Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as enfermidades associadas ao consumo de alimentos contaminados estão:
- Salmonelose – causada pela Salmonella;
- Hepatite A;
- Toxoplasmose.
Descarte imediato:
Diante de todos esses riscos, a equipe da Vigilância Sanitária inutilizou os alimentos diretamente nos estabelecimentos e providenciou o descarte no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no km 19 da rodovia AM-010.

Os supermercados autuados tiveram que responder a um Processo Administrativo Sanitário, podendo receber multas de até 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs), equivalentes a R$ 55.928,00.
Visto que os estabelecimentos não foram identificados, não foi possível localizar as manifestações, tampouco a situação atual dos mesmos.
O que diz a Vigilância Sanitária sobre o consumo de alimento impróprio?
A Vigilância Sanitária reforça que o consumo de alimentos estragados pode provocar sintomas como vômito, diarreia, dores abdominais, febre e, em casos mais graves, levar à internação ou à morte.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que uma em cada dez pessoas adoece no mundo após ingerir alimentos contaminados.
Sendo assim, a VISA orienta os consumidores a observarem a:
- Aparência;
- Cheiro;
- Textura;
- Integridade da embalagem;
- Data de validade dos produtos antes da compra.
Além disso, aos moradores de Manaus ficou a orientação para que, em caso de qualquer irregularidade, as denúncias sejam feitas à Ouvidoria do órgão pelo telefone (92) 98842-8481 ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.
Conclusão:
Em síntese, seis comércios de Manaus foram autuados por irregularidades sanitárias e o total de 202 quilos de alimentos em situação imprópria para o consumo humano foi apreendido.
Entre os produtos apreendidos estão carnes de vários tipos, sobretudo cortes de frango, na maioria dos casos submetidos à refrigeração inadequada.
A ação reforça a importância da vigilância constante no setor alimentar e o consumidor é peça-chave para evitar que produtos perigosos cheguem à mesa da população.
Mas, para saber mais sobre outros casos e até decretos da ANVISA, clique aqui. *
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.