Funcionários invadiram ao vivo com apelo após falência de uma dos maiores canais do Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Emissora de TV teve fim trágico (Foto: Reprodução, Montagem, TV Foco)

Funcionários desesperados e ate policia envolvida! O triste fim de um dos maiores canal da TV brasileira

Há exatos 42 anos, em 18 de julho de 1980, um famoso canal encerrava suas atividades. A emissora de televisão, que foi a primeira do país e também da América do Sul, foi impedida de renovar suas concessões após problemas administrativos e financeiros, e teve seu sinal encerrado sob protestos. A crise da rede, porém, começou anos antes do seu fechamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 1968, após a morte de Assis Chateaubriand, fundador da TV Tupi, os problemas começaram de forma considerável. Em entrevista à BBC, em 2020, o jornalista Rodolfo Bonventti, da Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV), reforçou que a dificuldade da rede foi, de fato, a má administração.

TV Tupi, antigo canal 6 (Foto: Reprodução, UOL)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quando o Chatô morreu, não deixou um herdeiro. Não havia ninguém que soubesse administrar aquele império, formado por rádio, TV, jornal e revista”, afirmou por fim.

No decorrer da década de 1970, apesar de manter o segundo lugar em audiência e faturamento, as adversidades começaram a se agravar com o enfrentamento de greves, processos trabalhistas, demissões e dívidas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ano de 1980 começou com mais salários atrasados e alguns funcionários chegaram a ser pagos com cheques sem fundo até que, em julho, com motivos variados para cada uma das filiadas, o presidente João Figueiredo, último mandatário da ditadura militar no Brasil, assinou o decreto que extinguiu a emissora.

Ao longo de seus quase 30 anos de história, a Tupi consolidou cinco dos mais importantes formatos da televisão brasileira: teledramaturgia (“O Direito de Nascer”), telejornalismo (“Repórter Esso”), programas de humor (“Os Trapalhões”), de auditório (“Programa Silvio Santos”) e infantis (“Capitão Aza”).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Funcionário do antigo canal TV Tupi (Foto: Reprodução, UOL)

Funcionários tentarem impedir fechamento

Os esforços dos funcionários e as cenas dramáticas de choro, diretamente do antigo Cassino da Urca. Além do desespero de trabalhadores, mas não foram suficientes para impedir o fechamento da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 18 de julho de 1980, engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunicações, acompanhados por agentes da Polícia Federal, foram até a sede da TV Tupi. Isso no 10º andar de um prédio na avenida Professor Alfonso Bovero, em São Paulo, e lacraram os transmissores.

O mesmo aconteceu em outras cidades em que a rede tinha emissoras, como Rio de Janeiro, Fortaleza (TV Ceará), Belém (TV Marajoara), Porto Alegre (TV piratini), Belo Horizonte (TV Itacolomi), Recife (TV Rádio Clube). Restaram apenas Salvador (TV Itapoan) e Brasília (TV Brasília).

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Sair da versão mobile