Funcionários na rua e adeus: Fechamento de fábrica popular em Recife, PE, abala moradores após 59 anos

Após 59 anos de atividade, fábrica tradicional de Recife, no Pernambuco, fecha as portas e demite cerca de 2 mil funcionários
O fechamento de uma fábrica popular em Pernambuco no ano passado pegou muita gente de surpresa. Foram cerca de dois mil trabalhadores demitidos assustando a população. A empresa em questão é a Arlanxeo, que fechou sua unidade no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundada em 1966, a fábrica marcou presença na história da cidade e ajudou a impulsionar a industrialização da região. A Arlanxeo de Cabo era referência mundial na produção de borracha nitrílica e estava sob controle de capitais internacionais da Alemanha e da Arábia Saudita.
Demissões em massa
Geraldo Soares, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Borracha em Pernambuco, contou ao portal A Verdade que, quando a Arlanxeo anunciou o fechamento da unidade no dia 6 de agosto de 2024, o sindicato tentou negociar para diminuir o impacto do adeus da fábrica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Sindicato tentou negociar para reduzir o impacto que isso traria para os trabalhadores indiretos. Que são mais de dois mil; para os 104 trabalhadores próprios; e mais os 400 trabalhadores terceirizados. Assim como também para a população cabense”, disse.

Por que a Arlanxeo fechou no Pernambuco?
O presidente do Sindicato explicou que a empresa justificou o fechamento dizendo que não estava tendo lucro e que pretendia produzir em outro lugar para ganhar mais. “Nenhuma preocupação com o trabalhador, nem com a sociedade em geral, nem com o Estado. Porque se apoderaram de incentivos fiscais e agora vão embora e deixam a sucata para o Estado cuidar”, afirmou.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Ele também reforçou que a fábrica sempre foi lucrativa. “Essa empresa sempre deu lucro. Borracha sintética é muito cara e a gente tem capacidade de produzir 120 mil toneladas por ano. Quando ainda era a Coperbo, sempre teve lucro, mas o lucro que eles querem é ainda mais alto do que se atinge atualmente”, explicou.
Onde tem fábricas da Arlanxeo?
De acordo com o portal ABTB, a Arlanxeo possui fábricas e operações em diversos países, incluindo Brasil, China, França, Alemanha, Holanda, Singapura, Canadá e Estados Unidos. No nosso país, as unidades de produção estão localizadas em:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Duque de Caxias (Rio de Janeiro)
- Triunfo (Rio Grande do Sul)
Por fim, veja esta matéria: “Encerramento”: O fechamento de fábrica popular de biscoitos em SP durante a gestão Tarcísio
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br