Demissões em massa e fusão com o Itaú: Banco gigantesco encerra operações após 84 anos no Brasil

O Banco Central aprovou a fusão de um banco gigantesco com o Itaú, após 84 anos de atividade no Brasil. Confira todos os detalhes
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

A fusão colossal entre banco gigantesco e Itaú (Foto: Reprodução/ Internet)

O Banco Central aprovou a fusão de um banco gigantesco com o Itaú, após 84 anos de atividade no Brasil. Confira todos os detalhes

O Itaú, sem dúvidas, é um dos maiores bancos do Brasil. Com mais de 90 milhões de clientes, para se consolidar no marcado financeiro brasileiro, a instituição passou por diversas reestruturações, inclusive a fusão com um banco gigantesco que atuou por 84 anos no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2009, o Banco Central aprovou a fusão que prometia ser a maior do mercado financeiro nacional. O Bacen deu o aval para que o gigantesco Unibanco se fundisse ao Itaú, gerando assim uma das maiores instituições financeiras do Brasil. A seguir, confira todos os detalhes sobre essa união.

A criação do Unibanco

Em 1924, João Moreira Salles fundou o Banco Moreira Salles em Poços de Caldas (MG). No início, a instituição funcionava como uma seção bancária da Casa Moreira Salles. Contudo, em 1967, o banco se fundiu com o Banco Agrícola Mercantil, dando origem à União de Bancos Brasileiros, o Unibanco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 1975, todas as empresas do grupo adotaram oficialmente o nome Unibanco. Em seguida, em 1983, a sede operacional foi transferida para São Paulo, marcando um importante passo na expansão e fortalecimento da instituição, que alguns anos mais tarde se tornaria parte do Itaú.

Com o passar dos anos, o Unibanco se firmou como um dos maiores bancos do Brasil, com 30 agências espalhadas por 10 estados. O banco ganhou destaque também por ser inovador. Um dos exemplos foi o lançamento do e-Card, um cartão de crédito virtual criado para compras online.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fusão com o Itaú

Contudo em 3 de novembro de 2008, veio uma grande mudança. O Itaú e o Unibanco anunciaram a fusão de suas operações, o que resultou em uma reestruturação interna e, infelizmente, em demissões em massa. Dessa união nasceu o Itaú Unibanco Banco Múltiplo, que se tornou a maior holding financeira do hemisfério sul.

Na época, de acordo com o G1, a nova instituição tinha um patrimônio líquido de R$ 51,7 bilhões e ativos avaliados em R$ 575 bilhões. Poucos meses depois, em 18 de fevereiro de 2009, o Banco Central aprovou oficialmente a fusão, marcando o início do Itaú Unibanco como a maior instituição financeira do hemisfério sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, o Unibanco passou a integrar um dos maiores conglomerados financeiros do país, ao lado de empresas como Unibanco Seguros & Previdência, Fininvest, Hipercard, Luizacred, PontoCred, Tricard, Banco Dibens e Unicard.

Como abrir uma conta no Itaú?

Conforme o portal do banco, você não precisa mais ir até uma agência para ser um correntista Itaú. Agora você pode abrir sua conta-corrente pela internet por meio do aplicativo Itaú Abreconta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em resumo, envie 2 selfies e tire fotos dos documentos necessários. Essa opção vale apenas para contas correntes individuais para pessoa física e contas correntes para pessoa física com crédito de salário.

Documentos necessários:

Por fim, CLIQUE AQUI e veja tudo sobre o Itaú.

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile