Fusão com o Itaú e demissão em massa: O triste fim de banco gigantesco após 84 anos no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

30/04/2024 12h25

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Fusão de banco com o Itaú (Foto: Reprodução/ Internet)

Itaú acabou realizando uma das maiores fusões da história dos bancos no Brasil

Os bancos são essenciais à manutenção do comércio, porque além de oferecer serviços financeiros, facilitam transações de pagamento e oferecem crédito pessoal, auxiliando no desenvolvimento da nação. Dessa vez, no entanto, falaremos sobre uma grande fusão envolvendo o Itaú e outra famosa instituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o Itaú é um dos maiores bancos do Brasil. A instituição acabou fazendo uma fusão histórica com o Unibanco. A história do banco começou em 1924, quando João Moreira Salles estabeleceu o Banco Moreira Salles em Poços de Caldas, Minas Gerais, inicialmente como a Seção Bancária da Casa Moreira Salles.

Diante de uma fusão ocorrida em abril de 1967, a instituição se uniu ao Banco Agrícola Mercantil, conhecido como Agrimer, originando a União de Bancos Brasileiros (UNIBANCO). A sede foi transferida para o Rio de Janeiro, onde expandiu a sua rede para 330 agências em 10 estados brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Unibanco nasceu em 1967 (Foto: Reprodução/ Internet)
O Unibanco nasceu em 1967 (Foto: Reprodução/ Internet)

Dessa forma, em 1975, todas as empresas do conglomerado adotaram o nome Unibanco. O Unibanco foi pioneiro no mercado financeiro brasileiro, lançando o Banco1.net, o primeiro banco sem agências, e o cartão de crédito sem plástico, denominado e-Card, para compras online.

De acordo com informações do portal G1, do grupo Globo, em 2008, ocorreu a fusão entre o Unibanco e o Itaú Holding Financeira, provocando uma demissão em massa dos chefões. Nesse período se deu origem ao Itaú Unibanco Banco Múltiplo, a maior holding financeira do hemisfério sul.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Banco Itaú - Foto: Internet
Banco Itaú – Foto: Internet

Com isso, após 84 anos de existência no Brasil e uma história de muito sucesso, o Unibanco passou a fazer parte de um conglomerado diversificado que se uniu ao Itaú, incluído empresas como Unibanco Seguros & Previdência, Fininvest, Hipercard, Luizacred, PontoCred, entre outros.

Na época, a instituição emitiu uma nota afirmando que a operação “surge em momento de grandes mudanças e oportunidades no mundo, particularmente no setor financeiro”. Atualmente o Itaú é um dos maiores bancos privados em atividade no Brasil com milhões de clientes nas cinco regiões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Itaú
O banco Itaú está entre os principais do Brasil (Foto: Divulgação)

Qual o maior banco do Brasil em número de clientes?

No ano passado, segundo informou o G1, dados do Ranking de Reclamações do Banco Central (BC), mostrou quais eram os 10 maiores bancos do país em número de clientes. Algo surpreendente foi o Nubank ter ultrapassado o Banco do Brasil. Uma marca considerada surpreendentemente histórica:

  1. Caixa Econômica Federal: 150.374.233 clientes
  2. Bradesco: 104.486.688 clientes
  3. Itaú Unibanco: 99.936.353 clientes
  4. Nubank: 77.665.209 clientes
  5. Banco do Brasil: 74.579.521 clientes
  6. Santander: 64.360.563 clientes
  7. Original: 50.266.862 clientes
  8. Mercado Crédito: 47.390.877 clientes
  9. AME Digital: 32.678.718 clientes
  10. Pagbank-Pagseguro: 29.451.137 clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.