R$ 3,7 bilhões na mesa: A fusão da Perdigão com outra gigante alimentícia para aniquilar a Seara

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

22/03/2024 21h18

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo da Perdigão e Seara (Foto: Reprodução / Canva)

A Perdigão fez uma fusão com outra gigante alimentícia

Perdigão é uma marca brasileira de alimentos frigoríficos que nasceu no município de Videira, Santa Catarina. Atualmente pertencente à BRF. Ela é rival da Seara, que atua no mesmo segmento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A fusão, resumidamente, é a operação em que duas empresas se unem e deixam de existir e os patrimônios de ambas passam a constituir uma nova sociedade, um novo grupo e/ou conglomerado.

SAIBA MAIS! R$ 135 milhões em dívida e acusação de fraude: O pedido de falência da gigante alimentícia, rival da Perdigão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ocorre que em julho de 2011 a Perdigão se juntou com outra gigante alimentícia para aniquilar a Seara. Trata-se da Sadia, que também é uma marca conhecida e aclamada pelos brasileiros.

Já a Seara Alimentos é uma empresa brasileira do ramo alimentício, que existe há quase 70 anos. Ela foi controlada pelo Grupo Marfrig de 2009 a 2013 e foi comprada pela JBS por R$ 5.5 bilhões de reais em 2013.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A fusão das empresas Sadia e Perdigão foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), criando a gigante do setor de alimentos Brasil Foods (BRF), uma das maiores empresas do ramo no mundo, depois de uma longa discussão, desde que a operação foi anunciada em maio de 2009.

De acordo com informações do portal Exame, o conglomerado ganhou força para barrar a Seara e impedir o crescimento de outras grandes empresas que atuam no segmento de frigoríficos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fachada da Seara (Foto: Reprodução / UOL)

Fachada da Seara (Foto: Reprodução / UOL)

QUAL O MOTIVO DA FUSÃO DAS EMPRESAS?

As marcas que já eram muito famosas entre os brasileiros se uniram com o objetivo de continuar fidelizando os clientes e se tornarem a número 1 em suas áreas de atuação.

A Perdigão, que contava na época com 40 unidades industriais, realizava a produção de derivados e congelados de carne, lácteos, massas prontas, tortas, pizzas, vegetais congelados e outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a Sadia, contava com 18 unidades industriais, também fabricava derivados e congelados de carne, além de fiambre, margarina e doces.

Sadia e Perdigão - Foto: Reprodução/internet

Sadia e Perdigão (Foto: Reprodução / Canva)

Sadia e Perdigão juntas dominam 57% do mercado brasileiro da carne industrializada, 69% dos congelados de carne, 82% das massas prontas e 78% das pizzas congeladas, segundo dados da BRF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem fez o lance inicial foi a Sadia, que partiu para o ataque e lançou uma ousada proposta de compra da Perdigão por 3,7 bilhões de reais na época.

A fusão causou um caixa de 1,551 bilhão de reais, 26 fábricas, 81.000 funcionários ao todo e forte presença no exterior, se tornando ainda mais competitiva com os gigantes do ramo.

“Esse é um setor estratégico e o Brasil precisa ter uma empresa que o represente mundialmente”, afirmou Walter Fontana Filho, presidente do Conselho de Administração da Sadia, em encontro com jornalistas na época sobre a concretização do negócio entre duas grandes potências.

Sadia e Perdigão fizeram uma fusão (Foto: Reprodução / Conjur)

Sadia e Perdigão fizeram uma fusão (Foto: Reprodução / Conjur)

QUANTO TEMPO A BRF ESTÁ NO MERCADO?

Segundo o que foi divulgado no próprio site da BRF, eles estão há mais de 80 anos no mercado e se tornaram uma das  maiores companhias de alimentos do mundo, graças as principais marcas como a Sadia e Perdigão.

Fachada da BRF (Foto: Reprodução / Bloomberg Línea)

Fachada da BRF (Foto: Reprodução / Bloomberg Línea)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.