Liberado pela ANATEL: A fusão de 2 gigantes das operadoras de celular por R$3BI para acabar com a Vivo e TIM

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anatel, Vivo e TIM (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

2 operadoras de celular gigante fizeram uma fusão

A Vivo e a TIM são duas operadoras de celular bastante famosas e sem sombra de dúvidas, ao lado da Claro formam as empresas mais consolidadas nesse setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que muita gente deve se perguntar sobre o que foi feito com a operadora Nextel, que também figurava entre o grandes nomes do setor.

SAIBA MAIS! Fim do pagamento: Claro garante internet de GRAÇA até a quem não é cliente em apenas 5 passos simples

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fato é que em 2019 a Nextel realizou uma fusão com a operadora Claro, com o objetivo de abrir frente contra as concorrentes Vivo e TIM.

A Nextel foi comprada pela Claro, em um longo período de negociações que foi concluída em 2019, com a confirmação da venda pela Nil Holdings, antigo administrador da Nextel de acordo com o portal Tecno Blog.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A compra foi feita pelo valor de US$ 948,5 milhões de dólares, que convertido para real, dá a bagatela de R$ 3 bilhões de reais.

Com o anúncio oficial sobre a fusão entre Nextel e Claro a América Móvil (que administra a Claro no Brasil) e expandiu consideravelmente sua atuação em território nacional, elevando a mesma a uma das principais operadoras de telefonia no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vivo / Claro / Tim (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

QUAL O IMPACTO DA FUSÃO DA NEXTEL E CLARO?

Durante sua operação sob o comando da Nil Holdings, a Nextel ocupou a 5ª posição no ranking de operadoras do Brasil, movimentando 1,4% de todo o mercado.

E com a fusão das duas empresas, a América Móvil expandiu seus negócios no país, fazendo a Claro corresponder a 26,4% de marketshare no Brasil, e em outros como México, Argentina, Peru e Chile, onde a Nextel mantinha operações, também passaram para o domínio da Claro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a fusão das duas empresas, a América Móvil tirou a Nextel do mercado, dando lugar a uma nova marca exclusiva, a Claro NXT que abrigou os antigos clientes da concorrente e os novos usuários.

Mas, os problemas da Nextel antes da união com a Claro vinha de tempos antes da fusão. Segundo o UOL, em 2017, a empresa emitiu um comunicado em seu site oficial em que confirmou o desligamento do seu serviço de comunicação por rádio, recurso que existe desde a fundação da empresa em 1997 e que a tornou famosa.

Fusão das operadoras de celular, Nextel e Claro deixaram a Vivo e a Tim em alerta (Foto: Reprodução / Google Shopping)

POR QUAL MOTIVO A RIVAL DA TIM E VIVO FOI VENDIDA?

A justificativa da Nextel é que o surgimento de novas tecnologias fez com que o serviço perdesse a atratividade perante os usuários e os “provedores de insumos”, isto é, as fabricantes de celulares.

“Os aparelhos, por exemplo, não são mais fabricados no Brasil e, devido ao baixo estoque de novos equipamentos disponíveis no mercado, a única forma de continuarmos a oferecê-los aos nossos clientes é por meio de recondicionamento”, diz a empresa na nota.

Na época da venda da empresa de celulares amada no Brasil, a Nextel para a Claro, a justificativa dada pela Nil Holdings, foi de que a companhia não estava conseguindo acompanham o ritmo do surgimento de novas tecnologias e a inovação tecnologia, que vinha ocorrendo em ritmo acelerado, deixando seus serviços menos atraentes para os usuários e fabricantes de celulares.

A Nextel deixou de existir após ser vendida para a Claro, e passou a ser chamada de Claro NXT (Foto: Reprodução / Google Shopping)

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile