R$ 12 BI na mesa e mais de 13 mil lojas: A fusão de 2 shoppings gigantescos para esmagar o Leblon no RJ

Os shoppings são famosos por oferecerem praticidade e entretenimento, afinal você pode se divertir e encontrar o que precisa ao mesmo tempo
A fusão de 2 shoppings gigantescos para esmagar o Leblon no RJ teve uma bagatela de R$ 12 bilhões na mesa e mais de 13 mil lojas no combo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Shopping Leblon é localizado na zona sul do Rio de Janeiro, próximo à praia do Leblon e à Lagoa Rodrigo de Freitas.
Com quase 200 lojas, na rua Afrânio de Melo Franco, o centro comercial conta com 4 salas de cinema, redes de departamentos, espaço gastronômico com vista para o Cristo Redentor, entre outras facilidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de informações do portal Pequenas Empresas e Grandes Negócios e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em shoppings, detalha agora a fusão de 2 gigantes do RJ.
Acontece que em junho de 2022, após uma negociação de 6 longos meses, a Aliansce Sonae, dona do Shopping Leblon (Rio), e a BRMalls, que administra o Norte Shopping (Rio) e Villa-Lobos (SP), anunciaram a aprovação fusão de suas operações.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Desse modo, os dois grupos passarão a ter um valor de mercado de R$ 12 bilhões de reais com 69 shoppings no país.
As empresas juntas somam mais de 13 mil lojas, que recebem aproximadamente 60 milhões de clientes mensalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RIVALIDADE EM SHOPPINGS?
Agora unificadas, as empresas têm outra forte rival do setor, a Multiplan. Atualmente, a companhia, que é uma das líderes do setor, é dona do Barra Shopping e do Village Mall, no Rio de Janeiro.
Além disso, administram outros estabelecimentos famosos em Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Ribeirão Preto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na época, Rafael Sales, presidente da Aliansce Sonae, e Ruy Kameyama, da BRMalls, comemoraram a fusão.
No comunicado, os 2 executivos destacaram que a fusão tinha como intuito gerar “potencial de expandir fronteiras”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A aprovação no Cade, ainda possibilitou “investimentos mais robustos para manter os ativos atualizados e o desenvolvimento da estratégia de negócios no ambiente “figital” (uma união entre o físico e o digital)”.

AFINAL, A FUSÃO DEU CERTO?
O fato é que além de amar uma praia, os cariocas também gostam de frequentar um bom shopping.
A cidade do Rio de Janeiro é a segunda maior do Brasil, depois de São Paulo, sendo assim, existe um mercado muito promissor ainda no quesito shoppings centers.
Após 3 anos essa fusão se mostrou lucrativa, principalmente no RJ. Afinal o Norte Shopping e Shopping Leblon seguem sendo um dos principais centros comerciais da capital carioca.
Desse modo, o Shopping Leblon segue esmagando o bairro nobre carioca, continuando sendo o pilar em centros comerciais na região.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, em junho 2022, a Aliansce Sonae, que é dona do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, se juntou com a BRMalls, que controla o carioca Norte Shopping e o Villa-Lobos, de São Paulo, unificando as operações.
- O negócio, claro, foi multimilionário e muito rentável. De acordo com a publicação, após a junção, os dois grupos têm valor de mercado avaliado em R$ 12 bilhões.
- Desse modo, 69 shoppings no Brasil e cerca de 13 mil lojas completam a fusão, que recebem aproximadamente 60 milhões de visitantes mensalmente.
AFINAL, QUANTOS SHOPPINGS EXISTEM NO PAÍS?
De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), aproximadamente 639 shoppings estão em atividades no Brasil.
“Veja matéria completa sobre fim de 3 shoppings em SP tão populares quanto o Iguatemi devasta paulistas”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br