GFK e Ibope se contradizem após apagão do analógico e fato levanta suspeitas; entenda

1 min de leitura
Comercial da Record avisa os telespectadores sobre o fim do sinal analógico (Foto: Divulgação)

Comercial da Record avisa os telespectadores sobre o fim do sinal analógico (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como se sabe, desde a última quinta (30), a TV Brasileira enfrenta uma reviravolta com o desligamento do sinal analógico na Grande São Paulo. Como Raul Gil comentou no “Programa do Ratinho” na última quinta (30), a audiência iria cair, e foi o que aconteceu.

Desde que isso ocorreu, os dados obtidos pela Kantar Ibope e a GfK, responsáveis pela medição de audiência no Brasil, vêm apresentando discrepâncias que têm levantado suspeitas, principalmente no horário nobre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última quinta, às 22h37, por exemplo, a Globo estava registrando cerca de 29 pontos no Ibope e 42 no GfK, como informa o jornalista Ricardo Feltrin. Trata-se, portanto, de 13 pontos de diferença, ou mais de 30%. Cada ponto representa em torno de 70 mil domicílios na Grande São Paulo.

Já neste sábado (01), às 20h37, pelo Ibope a Globo tinha 25,4 pontos, a RecordTV tinha 5,6; o SBT, 4,6 pontos. A Band, 1,1; e a RedeTV!, 0,3 pontos. Mas no GfK a Globo marcava 5 pontos a mais – 30,5 pontos, enquanto a RecordTV registrava 6,1 pontos; o SBT, 5,9; a Band, 2 pontos e a RedeTV, 0,4 ponto de audiência.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A diferença dos dados incomoda todas as emissoras, principalmente a Globo, que nem assinante do GfK é.

Vale lembrar que na madrugada da última quinta (30), mais de 23 milhões de habitantes de quase 40 cidades da Grande São Paulo perderam o sinal analógico de TV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O SBT, a Record e a RedeTV! exigem agora receber das operadoras pelos seus canais HD, já que a lei agora o permite. Segundo elas, as operadoras já pagam para a Band e Globo, e por isso elas teriam esse direito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Sair da versão mobile