Gigante alimentícia dá volta por cima em falência e continua firme nos mercados
Nesta sexta-feira, 28, iremos relembrar a história de superação de uma das gigantes do setor alimentício em Campinas, São Paulo, que conseguiu reverter sua falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após driblar a falência, a empresa conseguiu voltar a atuar nos principais mercados e atacados, incluindo o Assaí.
Mas, afinal, qual é a empresa?
Estamos falando da Agropecuária Tuiuti S/A, empresa que administra a marca Shefa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Shefa retomou seu processo de recuperação judicial em novembro de 2023, três meses após a decretação de sua falência.
A decisão de suspender a falência partiu do ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de acordo com informações do G1.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entenda o caso
Primeiramente, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) decretou a falência da Shefa em julho de 2023.
A falência ocorreu após uma decisão de primeira instância. Na época, a empresa já estava em recuperação judicial devido a um endividamento de R$ 222,5 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As alegações que levaram à falência incluíam práticas como retardamento de pagamentos, possível fraude a credores e alienação indevida de ativos.
No entanto, ninguém comprovou essas acusações, o que permitiu que a Agropecuária Tuiuti retomasse seu plano de recuperação judicial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a empresa segue cumprindo as obrigações estabelecidas no plano aprovado em 2018 pela assembleia geral de credores.
Shefa
Fundada em 1976, a Shefa é uma das principais marcas de laticínios do Brasil, oferecendo produtos como leite, sucos, bebidas lácteas, creme de leite e achocolatados.
Além de consolidar sua presença nos principais mercados e atacarejos, como o Assaí, a Shefa desempenha um papel importante na economia nacional, gerando milhares de empregos e movimentando o setor agroindustrial.
O que diz a Shefa?
Por fim, a direção da Shefa declarou que a suspensão da falência representa a restauração dos direitos e garantias da Agropecuária Tuiuti, que teriam sido violados pela decisão anterior.
“Será possível dar efetivo e contínuo cumprimento à função social a que sempre se propôs, ancorada à continuidade da produção de bens e serviços, ao pagamento de obrigações tributárias, à manutenção de aproximadamente 300 empregos ativos, à geração de novos postos de trabalho e à movimentação da economia local”, disse a empresa ao G1.
Considerações finais
Em suma, com a suspensão da falência e a retomada do processo de recuperação judicial, a Shefa continua sua trajetória de renascimento, fortalecendo sua presença no mercado e cumprindo seus compromissos financeiros.
Seu retorno aos grandes mercados reafirma sua relevância no setor alimentício brasileiro.
Veja mais informações sobre empresas clicando aqui.