Lembra de Gilberto Barros, apresentador da Band? Ele vive assim hoje após sumir da TV

Gilberto Barros, o “Leão” da TV, vive longe dos holofotes após condenação por homofobia; Saiba como está o ex-apresentador da Band.
4 min de leitura
Veja como está Gilberto Barros após sumir da TV (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Instagram@Gilberto Barros Oficial/YouTube/Band)

Veja como está Gilberto Barros após sumir da TV (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Instagram@Gilberto Barros Oficial/YouTube/Band)

Gilberto Barros, o “Leão” da TV, vive longe dos holofotes após condenação por homofobia; Saiba como está o ex-apresentador da Band

Quem é louco por televisão e seus bastidores não esquece do apresentador Gilberto Barros, conhecido pelo público como “Leão”, o qual marcou época na televisão brasileira com seu jeito irreverente e ao mesmo tempo polêmico diante das câmeras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, vale destacar que, apesar de ter conquistado espaço em programas jornalísticos como Cidade Alerta, na Record, na década de 90, seu grande BOOM aconteceu com programas de entretenimento da Band em atrações de auditório como Leão Livre e Boa Noite Brasil.

Gilberto Barros apresentando seu programa na RedeTv (Foto: Reprodução/ Rede TV)

Posteriormente, a trajetória de Barros seguiu até a RedeTV!, onde comandou o Sábado Total até meados de 2015.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após esse período, ele se afastou da TV aberta e passou a lidar com polêmicas mais intensas, as quais transformariam a sua carreira e sua imagem pública.

Sendo assim, a partir de informações do portal TV História e apurações feitas por meio das suas redes sociais, trazemos abaixo:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Da fama à condenação

Conforme destacamos acima, Gilberto Barros iniciou sua trajetória como repórter, ainda nos anos 80, e rapidamente ganhou notoriedade pela forma intensa com que narrava reportagens e conduzia programas ao vivo.

Seu estilo enérgico e popular lhe rendeu grande audiência, mas também críticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, ainda em 2020, durante uma transmissão ao vivo em seu canal digital, ele fez declarações consideradas homofóbicas.

A fala gerou grande repercussão e resultou em processo judicial. Dois anos depois, em 2022, a Justiça de São Paulo condenou o apresentador a dois anos de prisão por homofobia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pena foi convertida em regime aberto, com prestação de serviços comunitários e pagamento de multa, já que ele era réu primário.

De acordo com o G1, o processo judicial por homofobia, a defesa de Gilberto Barros alegou que a intenção do apresentador não era atacar publicamente a comunidade e que ele, em sua carreira, “buscou defender as minorias”.

Mas, o Tribunal de Justiça manteve a decisão em 2023, entendendo que as declarações ultrapassaram os limites da liberdade de expressão.

Barros permaneceu em liberdade, mas precisou cumprir as medidas alternativas determinadas pela sentença.

Um recomeço

Mesmo após a condenação e o afastamento da TV, o apresentador tentou reconstruir a carreira.

Ele lançou o canal TV Leão, no YouTube, onde:

Em 2024, Barros participou do documentário Volta, Priscila, lançado no Disney+, sobre o desaparecimento de Priscila Belfort, caso que ele cobriu como jornalista.

Gilberto Barros tirou fotos e registrou os momentos que passou na estreia do filme Maníaco do Parque, filme em que ele teve uma participação especial como um jornalista criminal (Foto Reprodução/Instagram@Gilberto Barros Oficial)

No mesmo ano, fez uma breve aparição no filme Maníaco do Parque – Um Serial Killer Brasileiro, produção da Amazon Prime Video, interpretando a si mesmo como apresentador de um programa policial.

Esses projetos mostraram que, embora distante da TV aberta, ele continua sendo lembrado por sua ligação com o jornalismo popular e pela maneira intensa de se comunicar com o público.

Gilberto Barros divulgando seu canal do YouTube/ em cena na produção “Maníaco do Parque, da Amazon Prime (Foto Reprodução/Montagem/Instagram@Gilberto Barros Oficial)

O que Gilberto Barros faz em 2025?

Aos 66 anos, Gilberto Barros segue sem contrato com emissoras de televisão, mas permanece ativo no meio digital, onde mantém seu canal e suas redes sociais, além de um podcast no Spotfy.

As participações em produções audiovisuais recentes reacenderam o interesse do público e demonstraram que ele busca se manter relevante mesmo longe dos grandes estúdios – Conforme podem ver por aqui*.

Além disso, Gilberto Barros participa de podcasts diversos, nos quais relembra sua história. Inclusive, em agosto de 2025, ele esteve no programa The Noite com Danilo Gentilli no SBT, como podem ver no vídeo abaixo:

Vale dizer que apesar de viver um momento mais discreto, o “Leão” ainda é lembrado como um dos rostos mais marcantes da televisão popular dos anos 1990 e 2000.

Mas, para saber mais informações sobre outros artistas que mudaram de vida ou sumiram, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile