Globo cancela novela pouco antes da estreia, é obrigada colocar reprise no ar e convoca autora às pressas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

04/04/2022 7h27

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Globo perde audiência por conta da pandemia (Foto: Reprodução)

TV Globo vê novela ser vetada às vésperas da estreia e às pressas substitui por outra trama

Recentemente a TV Globo remasterizou e colocou à disposição dos assinantes da plataforma de streaming do Globoplay a famosa trama clássica “Pecado Capital” (1975), de Janete Clair.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que poucos sabem, é que a famosa novela que marcou época com Francisco Cuoco e Betty Faria só existiu porque uma outra trama programada para ir ao ar na faixa das 20h, horário nobre da emissora, foi proibida de ser exibida naquele tempo pela censura da Ditadura Militar.

Segundo com o Memória Globo, a novela “Roque Santeiro“, de Dias Gomes, seria a próxima trama naquele ano de 1975 e substituiria “Escalada”. Infelizmente nas vésperas da estreia da trama, a Censura optou por não colocar a produção no ar devido às críticas veladas ao governo daqueles tempos fatídicos.

Às pressas, a TV Globo teve que substituir a estreia de “Roque Santeiro“, engavetar o projeto de forma brutal, e colocar no ar a reprise da trama “Selva de Pedra” na faixa. Até uma saia justa aconteceu com quem acompanhava a Globo naquele tempo, já que o próprio “Jornal Nacional” daquele mesmo dia fatídico, havia anunciado a produção de “Roque Santeiro”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+Após 50 anos de carreira, Chitãozinho e Xororó dão a pior notícia aos fãs e confirmam desfecho: “Triste”

Betty Faria e Francisco Cuoco em cenas de "Pecado Capital"

Betty Faria e Francisco Cuoco em cenas de “Pecado Capital” (Divulgação)

A saída da TV Globo foi correr contra o tempo e escalar a autora Janete Clair, então esposa do autor Dias Gomes, para escrever uma nova trama para ir ao ar na faixa e substituir o mais rápido possivel a reprise em horário nobre. Lembrando que Janete Clair era muito conhecida por sua facilidade de escrever capítulos de novelas e entregar tramas bem construídas de forma mais rápida que o comum, surgindo assim, “Pecado Capital”, que chegou a ter remake em 1998.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

ESCALAÇÃO E SUCESSO INESPERADO

Pecado Capital” (1975) de Janete Clair foi desenvolvida de última hora, às pressas, e claro, todos profissionais e artistas que estavam escalados para “Roque Santeiro” também tiveram que rebolar para encararem o desafio na correria e não prejudicar o bom andamento da dramaturgia da emissora carioca.

+Depois de estrelar diversos programas de humor e novelas, TV Globo dá adeus à Maria Clara Gueiros

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por exemplo, Lima Duarte, Francisco Cuoco e Betty Faria, que são os protagonistas originais de “Pecado Capital“, também faziam parte da trama anterior cancelada. Esta foi a primeira vez que a autora Janete Clair escreveu uma novela que tivesse temas mais humanos e cotidianos, já que seus folhetins costumavam envolver temas mais sobrenaturais.

Pecado Capital” acabou marcando época sem querer, já que não havia sido planejada com cuidado e o intuito era, o mais rápido possível, utilizar os artistas já escalados para que não ficassem sem serviço. No entanto, “Roque Santeiro“, de Dias Gomes, acabou só podendo ser produzida e ir ao ar sem maiores problemas, entre 1985 e 1986, após o fim da Ditadura Militar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gustavo Melo é redator do site TV Foco, com forte atuação na cobertura de cultura pop, televisão e celebridades. Apaixonado por cinema clássico e contemporâneo, é cinéfilo crítico, colecionador de filmes, livros e discos de vinil. Seu olhar nostálgico sobre a mídia é equilibrado por uma análise atual e antenada das tendências do entretenimento. Gustavo também é reconhecido por sua habilidade em conectar referências do passado com o que está em alta nas redes sociais. Email: gustavo.m@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.