Globo comenta acusações de plágio em vinheta de fim de ano

27/11/2017 18h57

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Globo é acusada de plagiar vídeo de fãs em homenagem à banda americana. (Foto: Montagem/Reprodução/YouTube)
Globo é acusada de plagiar vídeo de fãs em homenagem à banda americana. (Foto: Montagem/Reprodução/YouTube)

Globo é acusada de plagiar vídeo de fãs em homenagem à banda americana. (Foto: Montagem/Reprodução/YouTube)

O ano vai chegando ao fim, e como é tradição, a Globo já começou a veicular nos intervalos comerciais, a sua vinheta especial que celebra a chega de “um novo tempo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este ano, porém, o clipe que reuniu cerca de 1 mil pessoas, incluindo artistas da casa, músicos e funcionários que atuam por trás das câmeras, foi alvo de polêmica. Nas redes sociais, muitos internautas acusam a emissora carioca de “plagiar” um vídeo feito por fãs em homenagem à banda Foo Fighters na Itália, em 2015.

Na versão italiana, um grupo de fanáticos pela banda norte-americana também reuniu cerca de 1 mil músicos da região em um estádio para tocar a música ‘Learn To Fly’. O evento ganhou o título de ‘Rockin 1000’. No YouTube, o vídeo da homenagem tem mais de 41 milhões de visualizações, e óbvio, acabou chegando ao conhecimento da banda. O vocalista Dave Grohl, por exemplo, se emocionou com a ideia dos fãs. O vídeo do ‘Rockin 1000’ e da campanha de fim de ano da Globo são de fato bastante similares. Chama atenção, inclusive, os planos de imagem quase idênticos nos dois vídeos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Globo é acusada de plágio por nova vinheta de fim de ano

Diante de toda a polêmica, a Globo resolveu se pronunciar sobre as acusações. Ao site Comunique-se, a emissora acabou admitindo que o vídeo italiano “serviu de inspiração” para a sua vinheta de fim de ano, e ainda revelou que a equipe responsável também usou outros vídeos similares como referência: “Essa foi uma referência que surgiu depois de termos tomado a decisão pela ideia da grande banda brasileira. Mas não foi a única. Estudamos essa, algumas outras execuções do projeto ‘Rockin1000’, que já montou essas grandes bandas para tocar AC/DC e Led Zeppeling. Uma das referências de clima foi também a de uma ação de fãs cantando Beatles juntos, na Trafalgar Sq, em Londres. Juntas, essas referências, entre outras, ajudaram a construir a evolução do encontro do ano passado”.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Sergio Valente, Mariana Sá, Leandro Castilho, Mônica Tommasi e Alexandre Tommasi são os responsáveis pela criação da nova vinheta de fim de ano da Globo, que também virou documentário na web mostrando os bastidores do trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.