Globo comete erro imperdoável e destrói vidas de brasileiros para sempre

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

17/03/2023 13h01

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Valmir Salaro se redimiu de erro do passado em documentário (Foto: Divulgação/Globoplay/Arquivo Pessoal)

O documentário “Escola Base – Um repórter enfrenta o passado” mostra um dos maiores erros da história da TV Globo

A Globo lançou no ano passado o documentário “Escola Base – Um repórter enfrenta o passado”, que mostra os estragos que uma reportagem de Valmir Salaro provocou, em 1994. Na época, uma escola infantil na zona sul de São Paulo foi acusada de promover abusos sexuais partindo dos funcionários contra os alunos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo começou a partir de uma suspeita que uma mãe de um aluno teve de que o menino teria sido abusado sexualmente na escola. Em conversa com outra mãe, outra criança teria falado também sobre ter sido tocada de maneira invasiva, o que fez o boato se alastrar por todo o colégio.

O repórter Valmir Salaro descobriu sobre as acusações e, após decidir publicar a denúncia, se tornou o primeiro profissional a noticiar o caso. O problema é que tudo não passava de uma invenção daquelas mães, e uma infinidade de erros nas investigações fez com que seis pessoas tivessem suas vidas arruinadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os donos da Escola Base, Icushiro Shimada e Maria Aparecida Shimada, a professora Paula Milhim Alvarenga e o marido dela, o motorista Maurício Monteiro de Alvarenga, e um casal de pais de alunos foram acusados de abusar sexualmente das crianças de 4 anos.

Valmiro Salaro em delegacia, durante denúncia sobre a Escola Base (Foto: Reprodução/TV Globo)

Valmiro Salaro em delegacia, durante denúncia sobre a Escola Base (Foto: Reprodução/TV Globo)

ERROS EM TODAS AS PARTES

Um dos maiores erros apontados no documentário da Globo se referem à falta de espaço para os acusados falarem, o que é imprescindível no jornalismo sério. As vidas dos envolvidos na história foram duramente afetadas, provocando o fechamento da Escola Base, a separação do casal de funcionários e vários dramas psicológicos na vida de todos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Valmir Salaro passa o documentário todo enfrentando os fantasmas do passado, pedindo desculpas àquelas pessoas que prejudicou com a reportagem. Os donos da escola já morreram, mas o filho deles enfrenta o repórter e o acusa de destruir a vida de sua família. O mesmo acontece com os outros funcionários que trabalharam na Escola Base.

Outro ponto levantado dá conta do sensacionalismo das próprias investigações. O delegado responsável por cuidar do caso usava a mídia para se mostrar eficiente e justiceiro, o que acabou prejudicando a andamento dos passos que provaram a inocência dos acusados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ONDE ESTÁ DISPONÍVEL O DOCUMENTÁRIO “ESCOLA BASE – UM REPÓRTER ENFRENTA O PASSADO”?

O documentário está disponível no Globoplay desde novembro de 2022. Tem a intenção de mostrar como um erro na apuração de notícias pode ser prejudicial na sociedade.

Valmir Salaro no documentário "Escola Base - Um repórter enfrenta o passado" (Foto: Divulgação/Globoplay)

Valmir Salaro no documentário “Escola Base – Um repórter enfrenta o passado” (Foto: Divulgação/Globoplay)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.