Globo comunica dois fechamentos que atingem shoppings de SP em agosto de 2025

Globo confirma fechamento que afetou dois grandes shoppings de SP; Saiba o que aconteceu e os impactos que geraram na região
No dia 12 de agosto de 2025, o G1, portal jornalístico da Globo, comunicou dois fechamentos que atingiram em cheio dois grandes shoppings no estado de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tratam-se de duas unidades da rede dos hipermercados Carrefour, as quais encerraram oficialmente as suas atividades, neste último sábado (30), nos shoppings Campinas Shopping e Parque Dom Pedro, na cidade de São Paulo.
A decisão surpreendeu consumidores habituais das duas unidades e gerou questionamentos sobre os motivos da decisão e o futuro da presença da rede na cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, não se trata de uma crise ou questões financeiras. Afinal de contas, essas movimentações fazem parte de uma revisão estratégica do portfólio.
Além disso, essa medida visa otimizar os negócios, concentrando investimentos em formatos mais rentáveis e sustentáveis, como:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Atacarejo;
- Clube de compras;
- Outras operações de grande escala que registram maior crescimento no país.
O que reflete uma tendência de reorganização das grandes redes de varejo para enfrentar mudanças no comportamento do consumidor, na concorrência e na economia local.
Defesa e posicionamento do Carrefour:
Em nota oficial enviada ao G1, a rede esclarece que:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Mantém presença em Campinas por meio das marcas Carrefour Hipermercado, Carrefour Bairro, Sam’s Club e Atacadão.”
A empresa também ressaltou que não haverá fechamento de outras unidades na região neste momento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, reforçou que continuará atuando na cidade, mas de maneira mais estratégica, concentrando recursos e esforços em pontos comerciais que apresentem maior desempenho e retorno financeiro.
Ou seja, essa reorganização não significa que a rede deixará de atender Campinas, e sim ajustará sua presença para aumentar a eficiência operacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Carrefour mantém planos de expansão em outros formatos de negócio que têm se mostrado mais adequados ao cenário atual do varejo brasileiro, garantindo competitividade e continuidade de serviços na região.
Quais são os impactos para clientes e funcionários?
Conforme destacado, a partir de setembro, o Carrefour concentrará sua atuação em outros pontos da cidade, mantendo as operações de hipermercado, bairro, Sam’s Club e Atacadão.
A rede não divulgou detalhes sobre a realocação de funcionários ou quantos empregos serão impactados, mas indicou que continua investindo em sua presença na cidade, oferecendo alternativas de compra em outros formatos de loja.
A medida pretende, ao mesmo tempo, reduzir custos operacionais e melhorar a experiência do cliente em locais mais estratégicos.
Por que hipermercados estão fechando?
De acordo com especialistas do mercado, o modelo de hipermercados está ficando cada vez mais obsoleto.
Em suma, o modelo vem de um movimento em que a atratividade dos modelos grandes cai cada vez mais ou traz protagonismo apenas para atacadistas e atacarejos, em que os preços são menores e mais vantajosos.
Isso sem falar na ascensão do comércio eletrônico e a uma tendência em preferir lojas mais próximas e convenientes.
Ou seja, a concorrência do atacarejo, a necessidade de adaptação digital e o aumento dos custos operacionais também são fatores cruciais para esse declínio.
Mas, para saber mais sobre histórias como essa, retomadas e muito mais, clique aqui*.
Veja as imagens gravadas por uma internauta em uma das unidades:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.