“Encerrar todas as atividades”: Globo confirma decreto que obriga fim de gigante nº1 em Belo Horizonte, MG

Tudo o que você precisa saber sobre o decreto que obriga fim de gigante em Belo Horizonte, MG, confirmado pelo G1, da Globo
Antes de mais nada, para quem não sabe, Minas Gerais, com cerca de 21,3 milhões de habitantes, é conhecido pela hospitalidade de seu povo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mineiros acolhem visitantes com simpatia e gentileza, valorizando a cultura local e a gastronomia. Essa cordialidade contribui para tornar o estado um destino realmente memorável e aconchegante para turistas e moradores igualmente.
Diante de tudo isso, uma notícia confirmada pelo g1, o portal de notícias da Globo, acabou pegando muita gente de surpresa. Assim, nesta quinta-feira, dia 24, vocês saberão tudo sobre o decreto que confirma fim de gigante em Belo Horizonte, MG.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, para melhor entender sobre o assunto, de acordo com a fonte, em abril do ano de 2024, a Empabra se comprometeu na Justiça a encerrar todas as atividades na Serra do Curral.
Dessa forma, de acordo com o juiz federal Robson de Magalhães Pereira, da 11ª Vara Cível de Belo Horizonte, a empresa já havia apresentado um projeto de fechamento da min. Assim, que seria analisado pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“Em audiência de conciliação realizada hoje (12), a Empabra comunicou que amanhã (13) será o último dia de operações. Assim, para a retirada do material determinado pela ANM, depois só haverá trabalho de segurança e manutenção das instalações da mina”, afirmou o magistrado, em nota.
ENTENDA
Além disso, ainda acabou sendo divulgado que, segundo o procurador do município, Hércules Guerra, a Empabra se comprometeu a arcar com os custos de contratação de uma auditoria externa para fiscalizar o fechamento da mina e a recuperação da área degradada, trabalho que deve durar, no máximo, quatro anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Empabra também assumiu o compromisso de que, uma vez recuperada a área. Em suma, ela será doada ao município de Belo Horizonte e deverá ser anexada ao Parque das Mangabeiras. Nós teremos um Parque das Mangabeiras ampliado”, disse o procurador.
“A partir de sábado [14] não haverá mais atividades da Empabra na Serra do Curral. […] O compromisso da empresa é remover, inclusive, o maquinário”, afirmou Guerra, na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE É A EMPABRA?
A Empabra – Empresa de Mineração Pau Branco – é uma mineradora privada sediada em Belo Horizonte (MG), com quase 60 anos de atuação e responsável pela extração de minério de ferro na Mina do Corumi, na Serra do Curral.
Em suma, a empresa também realiza projeto de recuperação ambiental e investe na geração de empregos, buscando impactar positivamente a qualidade de vida da comunidade local.


CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br