Martelo batido: Jornal da Globo confirma FALÊNCIA DECRETADA de empresa alimentícia gigante após dívidas

Empresa alimentícia gigante teve falência decretada confirmada pelo Jornal da Globo
Na última quarta-feira (12), a justiça decretou a falência de uma empresa alimentícia gigante e a Globo deu a notícia ao público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a própria justiça, a empresa vai se manter ativa para preservar os empregos, mas, a decisão é ainda temporária.
Segundo o jornal da Globo, G1, a nova gestora judicial da Agropecuária Tuiuti S/A, empresa de laticínios conhecida como Shefa, se manifestou no último dia 14 após ter a falência decretada pela justiça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A decisão judicial permite a melhor preservação e valorização do ativo, com a finalidade de otimização de uma via de saída que permita prestigiar, na melhor extensão possível, a todos os stakeholders, conservando as relações de emprego, os contratos, o recolhimento de impostos e demais reflexos sociais relevantes”.
A justiça determinou o afastamento dos gestores anteriores por acusações de fraude, o funcionamento da empresa será feito pela gestora judicial.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Segundo Campanella, juíz que determinou a falência da empresa alimentícia, em 2015, a Shefa já vivia dificuldades financeiras. Foi então que um empresário começou a injetar capital na empresa e ganhou como garantia a posse da marca.
No ano seguinte, a venda da Shefa foi oficializada a um terceiro, mas com duas empresas do empresário que injetava o capital como “garantidoras” das obrigações assumidas pelo comprador. Uma delas também era credora da Shefa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o G1, da Globo, pouco tempo depois da venda, de acordo com o magistrado, houve o primeiro indício de fraude. O então dono teria prestado garantias em prol da empresa garantidora/credora, de modo a abranger dívidas passadas no valor de R$ 35 milhões, o que seria ilegal.

A marca Shefa está presente na maioria da mesa dos brasileiros (Foto Reprodução/Internet)

A empresa teve a falência decretada (Foto Reprodução/Internet)

A Shefa ainda está sendo alvo de acusações de fraudes em meio ao processo de recuperação judicial (Foto Reprodução/Internet)
O QUE VAI ACONTECER COM OS FUNCIONÁRIOS DA SHEFA?
As atividades da empresa serão mantidas até a liquidação do bloco, a fim de pagar credores e sustentar o emprego dos mais de 300 funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o comunicado divulgado pelo Jornal da Globo, da nova gestora da Shefa:
“A decisão judicial proferida em 12 de julho de 2023, pela 1ª Vara Cível de Amparo, decretou a falência da companhia, mas também determinou a continuação das atividades empresariais, com a manutenção da vigência de todos os empregos e contratos, assim como a nomeação de uma Gestora Judicial, a FKConsulting.PRO (FK), representada pelo sócio-diretor Sr. Frank K. Migiyama, em substituição aos administradores da companhia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, as atividades da companhia foram integralmente mantidas pela decisão judicial, tendo a Gestora Judicial assumido a gestão da companhia. A decisão judicial permite a melhor preservação e valorização do ativo, com a finalidade de otimização de uma via de saída que permita prestigiar, na melhor extensão possível, a todos os stakeholders, conservando as relações de emprego, os contratos, o recolhimento de impostos e demais reflexos sociais relevantes.”
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br