Arrancada do ar pela polícia e sinal desligado: Globo confirma fim de outra emissora gigante após 20 anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

04/06/2024 12h46

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Sinal de TV, polícia e logo da Globo (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Uma das maiores emissoras de TV deu adeus por uma situação chocante

A Globo está sempre nos holofotes em busca de deixar o seu público bem informado, com notícias nacionais e internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, a cobertura no exterior foi fortalecida em função das pressões políticas para tratar dos assuntos internos do país.

SAIBA MAIS! Sem programas, luz e à beira da falência: Emissora de TV está prestes a fechar as portas e ter fim decretado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A emissora passou a investir nos correspondentes em 1973 e diante do sucesso das transmissões, o canal decidiu montar escritórios fora do Brasil.

O primeiro foi inaugurado em novembro de 1973, em Nova York, sob a chefia de Hélio Costa conforme aponto o site institucional da Globo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Em cinco décadas de cobertura internacional, a Globo teve postos em mais 15 cidades do mundo, por onde passaram mais de 70 repórteres.

Sendo assim, em mais uma cobertura impactante, a Globo foi a responsável por noticiar que uma concorrente foi arrancada do ar pela polícia e teve o sinal desligado após 20 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o Hora 1, jornal da Globo do último dia 06 de maio de 2024, Roberto Kovalick comentou sobre uma das principais emissoras do Catar, a Al Jazeera. Isso porque o Primeiro Ministro Israelense, Benjamin Netanyahu, encerrou as operações da empresa.

Roberto Kovalick no Hora 1 (Foto: Reprodução / Globo)
Roberto Kovalick no Hora 1 (Foto: Reprodução / Globo)

“O Gabinete do Primeiro Ministro Israelense, Benjamin Netanyahu, decidiu encerrar as operações da emissora Al Jazeera, no país, enquanto a guerra na Faixa de Gaza continuar”, destacou o jornalista da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, chamou a participação de Cecília Malan, que trouxe mais detalhes sobre o encerramento do canal de TV.

A jornalista explicou que inclusive a polícia local invadiu um hotel em que servia como escritório para o canal, para garantir que as operações fossem realmente encerradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A decisão foi tomada sob a alegação de que a rede de televisão fundada no Catar ameaça a segurança nacional de Israel. A polícia israelense invadiu um quarto de hotel em Jerusalém, usado pela Al Jazeera como escritório”, destacou a correspondente internacional.

Globo
A correspondente da Globo, Cecília Malan (Foto: Reprodução / Globo)

Ainda segundo as informações de Cecília Malan, as autoridades de Israel realizaram a apreensão de todos os aparelhos e equipamentos da emissora. Além de ter a transmissão do canal interrompida no momento.

“É possível ver policiais a paisana desmontando as câmeras. A decisão foi após uma votação unânime do gabinete. Aparelhos de transmissão apreendidos, o site bloqueado e canal à cabo interrompido”, destacou a correspondente.

O chefe do escritório da Al Jazeera expôs que essa decisão não era profissional e nem jornalística, mas sim política e que violaria a Lei de acesso básico à informação.

Al Jazeera teve que encerrar suas operações de maneira obrigada (Reprodução: Al Jazeera/Divulgação)
Al Jazeera teve que encerrar suas operações de maneira obrigada (Reprodução: Al Jazeera/Divulgação)

QUAL O MOTIVO DO FIM DA EMISSORA DE TV?

A rede vinha cobrindo 24 horas por dia a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza, apesar das ofensivas de Israel que mataram e feriram seus próprios funcionários, causando a ira de Netanyahu.

“Os repórteres da Al Jazeera prejudicaram a segurança de Israel e incitou contra soldados”, disse Netanyahu em um comunicado. “É hora de retirar o porta-voz do Hamas de nosso país”, declarou.

Desde o início da guerra contra o Hamas, a A Al Jazeera tem sido alvo de críticas por parte da classe política de diferentes espectros ideológicos por sua agenda anti-Israel.

Al Jazeera divulgou um comunicado na época, informando que vai “buscar todos os canais legais por meio de instituições jurídicas internacionais em sua busca de proteger seus direitos e jornalistas, assim como o direito do público à informação”, de acordo com informações do portal O Antagonista.

Conforme apuração do TV Foco, a emissora segue com as suas transmissões online, no seu canal oficial do YouTube.

Thumbnail Video Youtube

COM QUEM A CORRESPONDENTE DA GLOBO, CECÍLIA MALAN NAMORA?

Cecília Malan é namorada de Murilo Benício, ator de várias novelas de sucesso da Globo. De acordo com o Splash, do UOL, a correspondente internacional iniciou o namoro em dezembro de 2021.

Fato é que a jornalista é correspondente da Globo em Londres, na Inglaterra. Desse modo, eles mantém o relacionamento a distância.

Para matar a saudade, Murilo Benício tem viajado constantemente para Londres. Reservados, ambos mantém o romance longe dos holofotes.

Murilo Benício e Cecília Malan estão vivendo um romance (Foto: Reprodução)
Murilo Benício e Cecília Malan estão vivendo um romance (Foto: Reprodução / Globo)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.