Uma das maiores emissoras de TV deu adeus por uma situação chocante
A Globo está sempre nos holofotes em busca de deixar o seu público bem informado, com notícias nacionais e internacionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, a cobertura no exterior foi fortalecida em função das pressões políticas para tratar dos assuntos internos do país.
SAIBA MAIS! Sem programas, luz e à beira da falência: Emissora de TV está prestes a fechar as portas e ter fim decretado
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A emissora passou a investir nos correspondentes em 1973 e diante do sucesso das transmissões, o canal decidiu montar escritórios fora do Brasil.
O primeiro foi inaugurado em novembro de 1973, em Nova York, sob a chefia de Hélio Costa conforme aponto o site institucional da Globo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● R$4 milhões em dívidas: Qual é a fábrica de sapatos declarou falência após se afogar em crise em país?
● Falência, despejo e adeus: 3 emissoras de TV, tão grandes quanto à Globo arrastadas para o buraco
Em cinco décadas de cobertura internacional, a Globo teve postos em mais 15 cidades do mundo, por onde passaram mais de 70 repórteres.
Sendo assim, em mais uma cobertura impactante, a Globo foi a responsável por noticiar que uma concorrente foi arrancada do ar pela polícia e teve o sinal desligado após 20 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o Hora 1, jornal da Globo do último dia 06 de maio de 2024, Roberto Kovalick comentou sobre uma das principais emissoras do Catar, a Al Jazeera. Isso porque o Primeiro Ministro Israelense, Benjamin Netanyahu, encerrou as operações da empresa.
“O Gabinete do Primeiro Ministro Israelense, Benjamin Netanyahu, decidiu encerrar as operações da emissora Al Jazeera, no país, enquanto a guerra na Faixa de Gaza continuar”, destacou o jornalista da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, chamou a participação de Cecília Malan, que trouxe mais detalhes sobre o encerramento do canal de TV.
A jornalista explicou que inclusive a polícia local invadiu um hotel em que servia como escritório para o canal, para garantir que as operações fossem realmente encerradas.
“A decisão foi tomada sob a alegação de que a rede de televisão fundada no Catar ameaça a segurança nacional de Israel. A polícia israelense invadiu um quarto de hotel em Jerusalém, usado pela Al Jazeera como escritório”, destacou a correspondente internacional.
Ainda segundo as informações de Cecília Malan, as autoridades de Israel realizaram a apreensão de todos os aparelhos e equipamentos da emissora. Além de ter a transmissão do canal interrompida no momento.
“É possível ver policiais a paisana desmontando as câmeras. A decisão foi após uma votação unânime do gabinete. Aparelhos de transmissão apreendidos, o site bloqueado e canal à cabo interrompido”, destacou a correspondente.
O chefe do escritório da Al Jazeera expôs que essa decisão não era profissional e nem jornalística, mas sim política e que violaria a Lei de acesso básico à informação.
QUAL O MOTIVO DO FIM DA EMISSORA DE TV?
A rede vinha cobrindo 24 horas por dia a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza, apesar das ofensivas de Israel que mataram e feriram seus próprios funcionários, causando a ira de Netanyahu.
“Os repórteres da Al Jazeera prejudicaram a segurança de Israel e incitou contra soldados”, disse Netanyahu em um comunicado. “É hora de retirar o porta-voz do Hamas de nosso país”, declarou.
Desde o início da guerra contra o Hamas, a A Al Jazeera tem sido alvo de críticas por parte da classe política de diferentes espectros ideológicos por sua agenda anti-Israel.
Al Jazeera divulgou um comunicado na época, informando que vai “buscar todos os canais legais por meio de instituições jurídicas internacionais em sua busca de proteger seus direitos e jornalistas, assim como o direito do público à informação”, de acordo com informações do portal O Antagonista.
Conforme apuração do TV Foco, a emissora segue com as suas transmissões online, no seu canal oficial do YouTube.
COM QUEM A CORRESPONDENTE DA GLOBO, CECÍLIA MALAN NAMORA?
Cecília Malan é namorada de Murilo Benício, ator de várias novelas de sucesso da Globo. De acordo com o Splash, do UOL, a correspondente internacional iniciou o namoro em dezembro de 2021.
Fato é que a jornalista é correspondente da Globo em Londres, na Inglaterra. Desse modo, eles mantém o relacionamento a distância.
Para matar a saudade, Murilo Benício tem viajado constantemente para Londres. Reservados, ambos mantém o romance longe dos holofotes.