“Fechou as portas”: Globo confirma adeus de restaurante nº1 no RS e abala Porto Alegre em 2025

Dona do estabelecimento conversou com a emissora no início do ano, expondo prejuízos que sofreu após uma série de incidentes
Um famoso restaurante, próximo à região de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, encerrou as atividades no início deste ano. O assunto ganhou destaque na Globo, após a proprietária confirmar que estava baixando as portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O espaço residencial, que se chamava Um Novo Recomeço, ficava na Vila Mariante, em Venâncio Aires, mas se expandiu e se tornou um importante ponto de encontro para diversas cidades sulistas. No entanto, por causa de uma série de incidentes, a dona, Taís de Souza, não teve outra opção que não fosse dar fim ao local.
Em entrevista ao G1, da Globo, Taís contou que, após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, no primeiro semestre do ano passado, passou a acumular uma dívida de R$ 30 mil, tornando insustentável a continuidade do negócio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, o que aconteceu?
Segundo a Globo, a Vila Mariante sofreu três enchentes em menos de 1 ano, causando prejuízos não somente ao restaurante, mas também à infraestrutura da comunidade. A população tentou recomeçar, mas a falta de clientes e a situação financeira das cidades vizinhas agravaram a crise.
Em 2024, 60 empresas decretaram falência, o maior número desde 2020. Além disso, 143 empresas pediram recuperação judicial, mostrando um aumento de 48% em relação a 2023. O número de empresas que fecharam as portas também aumentou 12% em relação ao ano anterior.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Desde então, o fluxo caiu drasticamente, trazendo dificuldades para a recuperação das empresas, inclusive próximo à capital, Porto Alegre. Taís de Souza, a dona do restaurante Um Novo Recomeço, lamentou o fechamento do espaço, que era símbolo da tentativa de reconstrução da vila.

Conclusão
- Em resumo, o restaurante Um Novo Recomeço, em Venâncio Aires, fechou em 2025;
- O estabelecimento encerrou devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul;
- Em entrevista, a dona, Taís de Souza, relatou prejuízos de R$ 30 mil, somente no último ano;
- Segundo a Globo, a Vila Mariante teve sua infraestrutura destruída e perdeu moradores;
- O número de empresas que fecharam no estado aumentou 12% em 2024;
- 60 empresas decretaram falência, o maior número desde 2020.
+ Contudo, veja ainda outros estabelecimentos que também fecharam no Brasil!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br