A Globo confirmou a morte de um cantor famoso para a tristeza de milhares de fãs
A Globo confirmou na noite de ontem (11) a morte do cantor Frankie Beverly, aos 77 anos. A morte foi anunciada pela própria família do cantor de soul americano em comunicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Durante esse período, enquanto navegamos sentimentos de tristeza, reflexão e lembrança, pedimos gentilmente privacidade e compreensão. Ele viveu sua vida com alma pura, como se diria, e para nós, ninguém fez melhor. Ele viveu por sua música, família e amigos. Amem uns aos outros, pois ele gostaria disso para todos nós”, declarou a família nas redes sociais. A causa da morte não foi informada.
Conhecido por sua potente voz, Beverly formou o Maze na Filadélfia sob o nome de Raw Soul. Depois de se mudar para San Francisco, Frankie adotou o nome Maze por sugestão da lenda da Motown, Marvin Gaye. De 1977 a 1993, Maze lançou oito álbuns de estúdio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante esse mesmo período, Maze marcou mais de 20 hits no Top 40 na parada de singles de R&B da Billboard. Entre eles estavam os líderes das paradas de R&B “Back in Stride” (1985) e “Can’t Get Over You” (1989). Além disso, o hit de 1981 de Maze, “Before I Let Go”.
Após 50 anos de carreira, Beverly havia anunciado sua aposentadoria e fez seu último show na Filadélfia em julho deste ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seu filho, Anthony, que fez uma turnê como baterista da Maze, junto com sua ex-esposa, a advogada de entretenimento Heather Beverly, organizou um álbum de tributo ao pai de Anthony chamado Silky Soul Music… an All-Star Tribute to Maze Featuring Frankie Beverly em 2009, fundando juntos a gravadora Brantera, como uma homenagem ao trabalho de Maze.
Em 2024, Frankie Beverly foi homenageado pela NAACP (Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor), em inglês, com o prêmio Lifetime Achievement Award no 55º NAACP Image Awards.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL A HISTÓRIA DE FRANKIE BEVERLY?
Beverly nasceu na Filadélfia, Pensilvânia, e começou a cantar música gospel quando era estudante em uma igreja local. Ele foi criado no bairro de East Germantown, na cidade, e se formou na extinta Germantown High School.
Quando adolescente, formou o The Blenders, um grupo de doo-wop a cappella de curta duração, influenciado por The Dells, The Moonglows e The Del-Vikings. Depois que esse grupo se dissolveu, ele fundou o The Butlers (posteriormente Frankie Beverly and the Butlers), que seria o primeiro grupo com o qual ele gravaria em 1963. Em 1967, ele gravou “If That’s What You Wanted”, que se tornou um padrão do Northern Soul. Com o passar do tempo, eles chamaram a atenção do produtor musical Kenny Gamble, que acabou lançando gravações do grupo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após algumas turnês pesadas, o grupo se mudou para a Califórnia. A unidade foi rebatizada como Raw Soul e chamou a atenção de uma cunhada de Marvin Gaye. Gaye os apresentou como banda de abertura em seus shows e também convenceu Beverly a mudar o nome da banda para Maze.