Tudo o que você precisa saber sobre o novo decreto do INSS com suspensão de 6 meses que acerta os idosos no Brasil
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a principal autarquia previdenciária do Brasil que libera a aposentadoria e benefícios para milhões de segurados, está agora com mais um decreto que acabou pegando muita gente de surpresa e já está em vigor neste ano de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do G1, o portal de notícias da Globo, o novo decreto do INSS confirma a suspensão de seis meses do benefício de uma lista de idosos e vocês irão entender todos os detalhes sobre o assunto nesta quarta-feira, dia 12.
De acordo com a fonte, o órgão agora suspende por seis meses bloqueio de benefícios para quem estiver sem ‘prova de vida’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prova de vida
A título de informação, é importante ressaltar primeiramente que a prova de vida do INSS
é um procedimento que comprova que o beneficiário está vivo e pode continuar recebendo o seu benefício. Dessa forma, se trata de um procedimento obrigatório para evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Assim, os aposentados, pensionistas, beneficiários de auxílio por invalidez temporária com duração superior a um ano precisam fazer a prova de vida.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Informe sobre o INSS chega com promessa de 2 mudanças que atinge em cheio CLTs que querem se aposentar em 2026
● Adeus só R$1.518: INSS informa quem pode pedir aumento no valor da aposentadoria em 2025
● INSS libera saque de mais de R$ 1 mil nesta sexta (25/09) a lista de aposentados e +2 pagamentos em setembro
Contudo, neste ano de 2025, o INSS suspendeu, por seis meses, a possibilidade de bloquear pensões, aposentadorias e benefícios de quem não tiver a prova de vida.
Entenda
De acordo com um comunicado do INSS, a decisão da suspensão acabou sendo motivada pelo fato de que a própria instituição está aperfeiçoando o cruzamento de dados para chegar ao maior número de beneficiários. Assim, o principal objetivo é reduzir o número de convocações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, vale dizer, a responsabilidade de comprovar que o beneficiário está vivo é do INSS e não do aposentado ou pensionista.
Como o INSS faz a prova de vida dos seus segurados?
Pois bem, para realizar a prova de vida, INSS cruza dados dos beneficiários com bases governamentais e de entidades parceiras. Sendo assim, o INSS consulta atos registrados pelos beneficiários em bases de dados de órgãos públicos, entidades ou instituições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusão
Assim, diante da nova medida do órgão, os segurados irão contar com seis meses livres da possibilidade de perder os seus benefícios, até porque, segundo o g1, da Globo, o INSS acabou suspendendo a possibilidade de bloquear pensões, aposentadorias e benefícios de quem não tiver a “prova de vida”.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.