Globo confirma proibição da ANVISA contra 11 azeites populares

“Devem deixar de consumir”: Globo confirma proibição da ANVISA contra 11 azeites populares

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

07/10/2024 6h20

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Globo noticia proibição da ANVISA contra 11 marcas de azeite (Foto Reprodução/ Montagem/Lennita/Lee/TV Foco/Canva/Freepik/Internet/Globo)

Globo confirma proibição contra 11 marcas de azeite por fraude e e faz alerta crucial aos consumidores

De acordo com o portal Globo Rural, portal jornalístico com foco no agro, da Globo, o Ministério da Agricultura divulgou no último dia 3 uma lista com 11 marcas de azeite consideradas impróprias para o consumo por não cumprirem os padrões de qualidade estabelecidos pela pasta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As marcas envolvidas na fraude são:

  1. Málaga;
  2. Rio Negro;
  3. Quinta de Aveiro;
  4. Cordilheira,
  5. Serrano;
  6. Oviedo;
  7. Imperial;
  8. Ouro Negro;
  9. Carcavelos;
  10. Pérola Negra;
  11. La Ventosa.

Nem existem mais

De acordo com o Ministério, as empresas responsáveis pelos produtos se encontram com o CNPJ baixado junto à Receita Federal, ou seja, as suspeitas de irregularidades se intensificaram ainda mais, uma vez que as mesmas nem existem mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, análises físico-químicas comprovaram que os azeites não atendem aos requisitos estabelecidos para sua comercialização, o que levou à desclassificação.

Anteriormente a isso, a ANVISA emitiu uma proibição contra a Serrano e Cordilheira em fiscalizações anteriores:

“Os resultados das análises realizadas pelo Ministério corroboram a tese de que se tratam de produtos adulterados” – Afirmou em nota oficial.

Thumbnail Video Youtube

Consumidores em risco

O Ministério da Agricultura reforça que supermercados e atacadistas que comercializam esses produtos podem ser responsabilizados legalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o ministério afirmou que consumidores dessas marcas “devem deixar de consumir imediatamente”.

Além disso, os consumidores ainda podem solicitar a substituição conforme previsto pelo Código de Defesa do Consumidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Similarmente, essas reclamações podem ser registradas por meio do canal oficial Fala.BR, com informações de onde o produto foi adquirido.

Devido ao fato das marcas mencionadas não possuírem mais registro ativo, nenhuma manifestação foi encontrada. Porém, o espaço permanece em aberto, caso queiram expor a sua versão dos fatos.

Como se proteger contra as fraudes no azeite?

Estatisticamente, o azeite de oliva é o segundo alimento mais fraudado no mundo, perdendo apenas para os pescados, conforme exposto pelo Ministério.

Por conta disso, o órgão divulgou algumas recomendações para evitar a compra de produtos falsificados:

  • Desconfie de preços muito abaixo do mercado;
  • Verifique se a empresa produtora está devidamente registrada no Ministério da Agricultura;
  • Consulte a lista de produtos irregulares apreendidos em ações do Ministério;
  • Evite comprar azeite a granel;
  • Preste atenção na data de validade e ingredientes;
  • Prefira azeites com datas de envase mais recentes.

MAS ATENÇÃO! Conforme exposto pelo Ministério, novas análises estão em andamento e uma nova lista de produtos impróprios poderá ser divulgada posteriormente.

Conclusões finais:

A recente proibição de 11 marcas de azeite, conforme divulgada pelo Ministério da Agricultura e repercutida pela Globo Rural, levantou um alerta em todo o país.

Além disso, as marcas desclassificadas foram detectadas como impróprias para consumo após não atenderem aos parâmetros de qualidade exigidos e estarem ligadas a empresas inativas.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.