Globo confirma proibição vital na Uber e 99 que atinge em cheio milhares de motoristas e passageiros no RJ

A Globo confirmou uma proibição urgente em aplicativos de transporte que deixou muitas pessoas completamente chocadas no Rio de Janeiro
Uma situação envolvendo a Uber e a 99 no Rio de Janeiro deixou muitos moradores locais completamente chateados com a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque uma proibição urgente coloca os clientes que utilizam os serviços da Uber e da 99 em determinadas regiões sem a opção de conseguir pedir.

O app de corrida é um dos principais do Brasil (Foto: Divulgação/Internet)

Uber retirou alguns carros da função premium (Foto: Divulgação)

Uber - Foto- B9

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto Reprodução/ Diogo Zacarias/MF)
Segundo informações do G1 da Globo, em junho desse ano, criminosos picharam uma ordem, em uma passarela na Avenida Ayrton Senna, na altura do Espaço Hall, proibindo a entrada de motoristas e mototaxistas de aplicativo como Uber e 99 na Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pelo menos desde meados do ano passado, bandidos passaram a impedir a circulação desses veículos na região. De acordo com moradores, a decisão acontece após traficantes do Comando Vermelho (CV) assumirem o controle da localidade e expulsarem os milicianos que atuavam no bairro.
Quem desconhece a ordem e pede um carro pelo aplicativo recebe a seguinte mensagem: “Indisponível. Peça de locais acessíveis e para lugares acessíveis” ou “Infelizmente a Uber não está disponível nesta origem ou destino”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Motoristas e mototaxistas têm evitado ir ao local buscar ou deixar passageiro. No ano passado, o g1 já tinha mostrado que o CV passou a exigir que motoristas de aplicativos seguissem “protocolos” para entrar na comunidade. Também há lembretes e inscrições das proibições em vias dentro da favela, como na Rua Isabel Domingues.
Quem precisa usar o transporte tem que sair da comunidade e andar até a Avenida Ayrton Senna. No entanto, os bandidos permitem que mototaxistas da favela circulem na região. Tem quem cobre até R$ 12 para “levar até a pista”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os mototaxistas que desobedecem a ordem dos traficantes têm os veículos apreendidos, e as chaves são levadas para a Cidade de Deus. “A Gardênia virou área de risco para mototaxistas e motoristas de aplicativos”, disse uma moradora.
Um Uber disse que evita fazer uber nessa região: “Não vou por segurança, porque lá tá uma guerra de tráfico e milícia, e a gente não sabe o que pode acontecer com a gente. Não sabe se vão fazer alguma covardia. Infelizmente, quem sofre é o passageiro que precisa. Sempre tem alguém doente que precisa de um carro por aplicativo. Mas eu não busco”, fala o homem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE A POLÍCIA DIZ A RESPEITO DA PROIBIÇÃO DA UBER NO RIO DE JANEIRO?
A delegada Elaine Andrea Nunes Rosa, titular da 32ª DP (Taquara), disse ao g1 que vai apurar a denúncia feita pela reportagem. Segundo Elaine, atualmente, não há registros da proibição na delegacia.
A Gardênia fica na Grande Jacarepaguá, região que há pelos menos 1 ano vive intensas disputas entre traficantes e milicianos.
Enquanto na Gardênia Azul os bandidos proíbem a entrada de motoristas e mototaxistas de aplicativos e só permitem rodarem no local mototaxistas da favela e ligados a eles, na Ilha do Governador criminosos só permitem rodar na região quem paga uma taxa semanal. Quem desobedece, pode ter o carro incendiado ou quebrado.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br